Livros

rodução de conhecimento no diálogo universidade-escola : Textos reunidos

CUNHA, R. C. O. B. (Org.) ; OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento (Org.) ; BARBOSA, A. (Org.).
São Carlos, SP, Pedro & João Editores, 2020
Resumo: Esse material documenta e, portanto, testemunha o que aprendemos com os professores da E. E. Professor Hélio Nehring. Embora grande parte desses textos já publicados tenha circulado na escola, reunir alguns deles na forma de livro é parte de nosso compromisso de valorizar a escola pública e seus professores, bem como reafirmar a importância da produção de conhecimento em parceria. Esse livro é parte de “nosso quinhão de páginas do Livro da Vida”.

TRABALHO EM EDUCAÇÃO : Processos, olhares, práticas, pesquisas

OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento; PADILHA, Anna Maria Lunardi (Org.).
São Carlos, sp, Pedro & João Editores, 2011

Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora : A leitura como prática constitutiva de sua identidade e formação profissionais

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.
Campinas, SP, Editora Mercado de Letras, 2002
Resumo: Neste livro a autora propõe a construção da memória das práticas de leituras cotidianas de um grupo de dez professoras-alfabetizadoras, pensando também as relações entre os cursos de formação e as professoras, tendo como foco dessa discussão a leitura. Partindo de um percurso de pesquisa transdisciplinar, toma como referência teórica a História Cultural e os estudos do letramento, compreendendo a leitura como uma prática que se constitui socioculturalmente. A metodologia utilizada baseia-se em alguns pressupostos da etnografia e da História Oral. Por tratar-se de um estudo transdisciplinar em Lingüística Aplicada, o enfoque lingüístico-textual permeia todo o trabalho, trazendo sempre elementos de análise oriundos das ciências da linguagem. A trajetória metodológica da pesquisa mostra a importância da interação construída entre as professoras e a pesquisadora para que suas histórias de leitura viessem a público. O processo interativo vivenciado durante o trabalho trouxe evidências de como é possível construir uma relação dialógica entre a universidade e as professoras da rede de ensino.

Memórias de Leitura e Formação de Professores

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro ; SILVA, Leila Cristina Borges da.
Campinas, SP, Editora Mercado de Letras, 2008
Resumo: O trabalho de pesquisa relatado nesse livro teve como objetivo registrar as histórias de leitura de professores em formação e discutir aspectos recorrentes nos debates sobre o professor-leitor. Como os professores dialogam com os discursos em circulação sobre as práticas de letramento? Dentre outros aspectos, a obra enumera algumas contribuições do processo de rememoração para a formação dos professores.

Práticas de escrita na formação de professores : Indícios de apropriação da profissão docente

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.
Campinas, SP, Editora Mercado de Letras, 2015
Resumo: Este livro tem a finalidade de apresentar contribuições ao trabalho de formação de professores no âmbito da educação superior. Por meio da análise de textos produzidos pelos estudantes (estagiários) nas disciplinas do eixo teórico-prático de um curso de licenciatura em Pedagogia, deparamos com indícios do processo de compreensão e de apropriação do trabalho docente. As práticas de escrita propostas e vividas na dinâmica das aulas dos cursos diurno e noturno são focadas como um recurso imprescindível no trabalho de formação profissional do professor. Assumimos como referência teórica a corrente da História Cultural e as ciências da linguagem, tendo em vista a perspectiva de Bakhtin e também dos estudos de Letramento e da Linguística Textual. O ensino é entendido como uma prática sociocultural que se constitui ao longo da história humana e é tomado como um dos elementos centrais constitutivos do trabalho docente.

Horizontes (im)possíveis no estágio : Práticas de letramento e formação de professores de língua

REICHAMNN, C. L. (Org.) ; GUEDES-PINTO, Ana Lúcia (Org.).
Campinas, SP, Pontes Editores, 2018
Resumo: Os discursos aqui analisados, que aparecem nas vozes de professores universitários da disciplina Estágio Curricular Supervisionado e nas de seus alunos, às vÃsperas de entrar na profissão, e após recente imersão nos meandros da escola (ou mesmo simultaneamente a tal imersão), evidenciam, em geral, que a impermeabilidade dos muros que separam a universidade da vida cotidiana escolar à penetrável, podendo ser rompida em situações tais como as relatadas: novas práticas pedagógicas, novos gêneros formativos, novas e instigantes questões, uma preocupação real com a história que emerge dos textos em portfólios, rememorações, vídeos, histórias de vida são elementos que, aos poucos, tornam a experiência de estágio um misto harmonioso de práticas sociais nas quais diversas esferas (escolar e universitária, estudantil e profissional) se entrecruzam, se conhecem, se permeiam. Isso quando há docentes universitários que acreditam, como Ana Lúcia e Carla mostram ao organizar esta obra, em seu poder de formadores de futuros professores que se unem, que convergem em sua atuação, que usam a arte, as muitas linguagens, as trajetórias comuns a fim de delinear, para esses novos professores, horizontes possíveis. Da Apresentação de Angela B. Kleiman.

Formação Continuada de Professores Alfabetizadores : O PNAIC na Unicamp (2013-2014)

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; MOMMA-BARDELA, Adriana Missae ; OLIVEIRA, Samuel Rocha de ; PREZOTTO, Marissol ; MENEZES, Sandra.
Jundiaí, SP, Paco Editorial, 2016
Resumo: Organizado por coordenadores e supervisores do PNAIC/UNICAMP anos 2013/2014, este livro apresenta, na primeira parte, discussões históricas e teóricas que são complementadas, na segunda parte, com relatos de experiência de formação, atribuindo ao volume a completude necessária da aliança entre teoria e prática de importância fundamental quando se pensa em formação de professores.

• Versos para os pequeninos, de João Köpke: uma edição fac-similar em estudo (impresso)

Norma Sandra de Almeida Ferreira
Campinas - SP, Leitura Crítica, 2019, 2019
Resumo: • Versos para os pequeninos se apresenta aos leitores no suporte previsto provavelmente por João Köpke: em papel, impresso em livro, sem perder no entanto o seu charme de “original”, aquilo que poderia acontecer na passagem para o trabalho editorial e tipográfico tradicionais. Sugere os modos “como algumas obras se amarram nos objetos ou nas práticas de cultura do seu tempo” (CHARTIER, 2007, p. 16). Aciona outros gestos: o segurar nas mãos ou pousá-lo sobre uma mesa; no manuseio das folhas, o parar ou o voltar na leitura de um determinado poema; o fazer algumas anotações nos espaços em branco das páginas entre os traços impressos; ler do primeiro ao último poema ou ir direto àquele de que mais gostou. Aciona modos diversos de leitura. Aquele compartilhado pela palavra ledora de um adulto, ou pela leitura silenciosa de uma criança; aquela lida em coro, em dupla, em alternância de vozes, ou o modo cantado, memorizado, recitado como provavelmente premeditara o seu autor. Uma leitura reconhecimento de práticas quase em desuso. • Uma edição fac-similar como esta permite o (re)conhecimento de uma prática demorada de escrita, da letra cursiva, da construção dos traços e das formas, da disposição visual da página, ligados à tradição da cultura manuscrita, pelas habilidades e pela destreza das mãos, pelos materiais e técnicas que adotam aqueles que escrevem, da posição física e gestos particulares dos escreventes. Os poemas ganham formas próprias de um tempo em que a letra cursiva reinava quase absoluta, e que o assunto tratado eram as travessuras e estripulias de crianças e animais domésticos. Sem repreensões dos narradores líricos em decorrência do mau comportamento dos personagens. • Por tudo isso, apresentamos Versos para pequeninos, escrito há mais de cem anos, em uma edição fac-similar e impressa.

Afetividade - marcas de um professor inesquecível

Sérgio Antonio da Silva Leite (organizador)
Campinas - SP, Mercado de Letras, 2018
Resumo: Os textos - que compõem a obra - analisam os impactos afetivos pela mediação de professores e pais nas relações que se estabelecem com seus alunos e filhos e as práticas e conteúdos abordados. Os autores são jovens pesquisadores, orientados pelo organizador da obra, que participam do "Grupo do Afeto", parte integrante do ALLE/AULA, grupo de pesquisa da Faculdade de Educação, Unicamp.

O texto na sala de aula : Um clássico sobre o ensino de Língua Portuguesa

Lilian Lopes M. da Silva; Norma Sandra A. Ferreira; Maria do Rosário L. Mortatti
Campinas - SP, Autores Associados, 2014
Resumo: O livro reúne vinte professores e pesquisadores de diferentes instituições nacionais que vêm desenvolvendo trabalhos de caráter didático-pedagógico e acadêmico-científico, tendo por base a obra "O Texto na Sala de Aula", organizada por João Wanderley Geraldi e lançada em 1984. Uma forma de homenagear uma obra que desde sua primeira edição teve os professores como seus principais interlocutores e que ao longo de seus 30 anos de publicação tem impactado modos de pensar e de realizar o ensino da disciplina de Língua Portuguesa, no nosso país.