Leitura e a escrita da narrativa ficcional na quinta série

Autor: 
LOPES, Harry Vieira
Cidade/Estado: 
São Paulo/SP
Instituição: 
Faculdade de Educação, USP
Orientador: 
João Teodoro D'Olim Marote
Fonte: 
UNIBIBLI
Nível: 
Dissertação ( Mestrado )
Descrição: 
Este trabalho descreve a ação didático-pedagógica realizada numa quinta série, que procurou demonstrar a importância crucial da leitura na aquisição da escrita pelos alunos. Para se conseguir progresso na estruturação e organização escrita de textos narrativos ficcionais (tomados como ponto de partida para a aprendizagem, uma vez que os mesmos já são integrantes da oralidade). Foi necessário, antes, investir nas estratégias de leitura dos alunos. Priorizaram-se as atividades de linguagem em detrimento das metalingüísticas, sob uma perspectiva que levou em conta os pressupostos construtivistas e socio-interacionais, dando-se destaque ao fato de que os indivíduos são ativos na construção do conhecimento. Ao mesmo tempo, enfatizou-se o papel da escola como agência proeminente dessa construção, na democratização do acesso ao saber formal. O apoio teórico foi inicialmente buscado na fundamentação da Proposta Curricular para o Ensino da Língua Portuguesa - Primeiro Grau, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), tendo sido aprofundado através das contribuições da Psicologia Cognitiva e da Lingüística.
Foco Temático: 
Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática
Ano: 
1993