ALLE/AULA - Docentes - Linhas de Pesquisa - Projetos de Pesquisa
Profa. Dra. ANA LÚCIA GUEDES-PINTO (Formação de professores e Trabalho Docente)
1. Discursos entrecruzados na formação de professores
Tendo em vista a perspectiva dos estudos de Bakhtin sobre o discurso e as ciências da linguagem, este projeto problematiza a produção, circulação e apropriação dos discursos no âmbito da formação de professores. Metodologicamente, parto de minha inserção como professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp como condição de produção. Assumindo uma perspectiva analítico-interpretativista, busco analisar os processos de elaboração conceitual dos estudantes a respeito do que vem a ser o trabalho docente.
Profa. Dra. ARYANE SANTOS NOGUEIRA (Linguagem e Arte em Educação)
1. Formação de professores para educação de surdos na perspectiva dos multiletramentos
Projeto que visa investigar a formação de professores (com foco especial em futuros professores – licenciandos em formação), focalizando percursos formativos como potenciais para mudanças transformadoras em pedagogias e estratégias de ensino para alunos surdos.
Do alinhamento a este projeto, há interesse em orientar pesquisas sobre:
• Formação de (futuros) professores para a educação de surdos
• (Multi)letramentos na educação de surdos
• Tecnologias na educação de surdos e na formação de professores de surdos
2. Repertórios semióticos e educação de surdos: multilinguismo e multimodalidade no contexto de línguas de sinais
Este projeto está inserido em um paradigma qualitativo e o trabalho de investigação, com caráter interpretativista de cunho etnográfico, encontra-se afiliado a uma vertente transdisciplinar da Linguística Aplicada. Em decorrência da necessidade de (re)pensar a educação de surdos, tendo em vista as práticas de comunicação e produção de significados no mundo de hoje, cada vez mais translíngues e multimodais, a pesquisa tem por objetivo analisar repertórios semióticos empregados em situações de ensino de alunos surdos. A geração dos registros envolve observação e gravações em vídeos, além de notas, diário de campo e entrevista em grupo com os participantes da pesquisa. Espera-se trazer novas contribuições para os estudos sobre a comunicação translíngue e multimodal, ainda incipientes no contexto da educação de surdos.
Do alinhamento a este projeto, há interesse em orientar pesquisas sobre:
• Línguas(gens) e educação bi/multilíngue de surdos
• Repertórios comunicativos e diversidade na diferença
Profa. Dra. CLÁUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO (Linguagem e Arte em Educação)
1. Práticas de leitura na escola básica na interface com a formação de professores (2020-)
Este projeto, vinculado ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura, Escrita e Trabalho Docente na Formação de Professores - ALLE/AULA, busca compreender a interface entre a formação de professores e as práticas de leitura na escola básica, em salas de aula ou salas de leitura escolares. A ênfase recai sobre a mediação do professor e o desenvolvimento de projetos de trabalho coletivo.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Formação continuada de professores. Leitura. Literatura. Mediação.
2. O Trabalho com leitura no ensino fundamental - anos finais: das contribuições de um grupo de pesquisa à formação de professores mediadores de leitura às relações de ensino em salas de leitura escolares
Este projeto tem como objetivo compreender como a formação dos professores das salas de leitura vai se consolidando nas reuniões com o grupo de pesquisadores e, ao mesmo tempo, compreender aspectos relativos à formação de leitores e às práticas de leitura possibilitadas pelos professores aos alunos do ensino fundamental - anos finais. Pretende socializar, documentar e problematizar os projetos de leitura, as atividades educativas, as escolhas relativas aos modos de organização e de circulação do material para leitura e suas práticas, as réplicas ativas produzidas pelos alunos, entre outros. A opção teórica e metodológica deste projeto remete à participação, em reuniões quinzenais, de vinte e três professores, da rede estadual paulista (Piracicaba-SP), considerando as relações e atividades intersubjetivas, um ensino em acontecimento (Bakhtin). Os dados da investigação serão construídos através do recorte de episódios e interlocuções, a partir da base empírica da pesquisa, constituída pelas filmagens das atividades docentes nas salas de leitura, audiogravações, registros do material das produções de alunos e de professores no contexto do desenvolvimento das atividades de leitura na sala de leitura e na escola. O projeto conta com apoio CNPq (2017). ( Encerrado 2015-2020).
Prof. Dr. EZEQUIEL THEODORO DA SILVA (Linguagem e Arte em Educação)
1. Fórum Desafios do Magistério
A partir de pesquisa diagnóstico a respeito das necessidades do ensino das escolas de educação infantil e fundamental do município de Caçador, SC,, pretende-se organizar fórunns bimensais para discutir e aprofundar ideias em torno das necessidades detectadas e planejar-apontar caminhos para a sua superação. As dinâmicas relacionadas aos fóruns serão palestras, mesas redondas, oficinas e grupos de trabalho com a participação máxima dos professores das escolas municipais.
2. Promoção da leitura e da literatura na educação básica
Pretende investigar a situação da leitura e das condições para a sua produção nas escolas de educação básica do Município de Caçador, SC, fazendo um diagnóstico a respeito das necessidades dos professores para o ensino e encaminhamento da leitura e da literatura juntos aos estudantes. A partir dos dados sistematizados, promoverá cursos de formação continuada e de elaboração de projetos de ensino visando o incremento da leitura e da fruição da literatura nas escolas invesitigadas.
3. Perspectivas da Educação Básica na Região Meio Oeste Catarinense: definição de políticas educacionais
O projeto descreve e analisa o sistema de educação básica dos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) sediadas em Caçador, Videira, Campos Novos e Curitibanos, compreendendo 27 (vinte sete) municípios. O estudo mapeia a evolução de matriculas, em cada município, escolas e número de estudantes e seus respectivos anos de escolaridade.
Profa. Dra. LILIAN LOPES MARTIN DA SILVA (Linguagem, Arte e Educação)
1. Associação de Leitura do Brasil - ALB: Memórias
Trabalho de Pesquisa que visa localizar, identificar, reunir, classificar, digitalizar e disponibilizar, as fontes impressas, sonoras, iconográficas e fílmicas dos Congressos de Leitura do Brasil, existentes na sede da Associação de leitura do Brasil (ALB). Entidade e Congresso existem desde final dos anos 70. Com esse trabalho organizar o arquivo histórico dos congressos e da entidade. Tornar possível a construção de memórias em vários temas já apresentados nos COLEs sob a forma de conferência, palestra, comunicação de trabalhos, oficinas, etc. São variados materiais acumulados e dispersos que expressam visões, relevâncias, pontos de vista, olhares, etc. Vão de: fotos, fitas em áudio, fitas em VHS, folhetos de divulgação, programas acadêmicos, culturais, cartazes, materiais de identificação dos congressistas e dos organizadores.
Profa. Dra. NORMA SANDRA DE ALMEIDA FERREIRA (Linguagem e Arte em Educação)
1. Estudos sobre produção e recepção de livros que circulam em espaços escolares
Este projeto tem como intenção: interrogar as formas e concepções que os objetos de leitura assumem, diversa e culturalmente, nas práticas realizadas pelos seus usuários e nos seus suportes de textos. Ele se propõe a problematizar a produção, recepção, usos e circulação: 1. de livros da literatura infantil, em sua modalidade estética da linguagem, produzida e legitimada por diferentes instâncias para atender diferentes comunidades de leitores, ao longo do tempo; 2. de livros escolares que se definem pela intenção editorial de ensinar, especialmente, a leitura e de formar leitores; 3. de cartilhas destinadas ao ensino da leitura e da escrita (alfabetização) situando-as no contexto do projeto pedagógico, cultural e político dos seus autores e no conjunto da produção editorial para crianças no período em que elas se encontram circunscritas. (06/2021- atual).
2. Pesquisas do estado da arte em leitura, no Brasil
Este projeto pretende dar continuidade a um anterior denominado Leitura no Brasil (1980 a 2010): um estudo dos resumos de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação que reuniu estudos reconhecidos como “estado da arte” na temática da leitura: (Ferreira (1999, 2001 e 2003), Martins (1996; 2000), Penido (2010), (Aliaga, 2019). A intenção é retomar e ampliar esses estudos iniciados em 1998, no Grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura, Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial – ALLE/AULA. (06/2021- atual).
Prof. Dr. SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE (Psicologia e Educação)
1. O processo de constituição de um professor de História considerado de sucesso
Este projeto tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por um professor de História, no ensino fundamental e médio, considerado de sucesso. Além disso, busca-se relacionar tais práticas com os possíveis impactos afetivos produzidos nos aluno. A pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo do Afeto, parte do grupo de pesquisa ALLE- Alfabetização Leitura e Escrita, da FE/ Unicamp.
2. Ensinando a pesquisar: os impactos afetivos de um projeto de ciências em alunos do ensino fundamental II
A presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos afetivos produzidos em alunos participantes de um Projeto de Ciências, em uma escola pública do ensino fundamental. É parte das atividade de pesquisda desenvolvidas pelo grupo do Afeto, integrante do grupo de pesquisa ALLE-Alfabetização Leitura Escrita, da FE/Unicamp.
OBS: Para mais detalhes quanto aos diferentes projetos em desenvolvimento e sobre a equipe de pesquisadores que os integra, consultar o Currículo Lattes de cada docente.