Projetos de Pesquisa

ALLE/AULA - Docentes - Linhas de Pesquisa - Projetos de Pesquisa

Profa. Dra. ANA LÚCIA GUEDES-PINTO (Formação de professores e Trabalho Docente)

1. Discursos entrecruzados na formação de professores
Tendo em vista a perspectiva dos estudos de Bakhtin sobre o discurso e as ciências da linguagem, este projeto problematiza a produção, circulação e apropriação dos discursos no âmbito da formação de professores. Metodologicamente, parto de minha inserção como professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp como condição de produção. Assumindo uma perspectiva analítico-interpretativista, busco analisar os processos de elaboração conceitual dos estudantes a respeito do que vem a ser o trabalho docente.

Profa. Dra. ARYANE SANTOS NOGUEIRA (Psicologia e Educação)

1. Ensino de segunda língua para surdos: a escrita na diversidade
2. Sentidos no silêncio
O objetivo do projeto é investigar questões que envolvem dois aspectos principais relativo à surdez: a) aqueles que dizem respeito ao ensino/aprendizagem de leitura e escrita do português como segunda língua por praticantes de LIBRAS e a analise das relações em sala de aula tendo em vista que a presença do surdo demanda a presença do intérprete; b)refletir sobre as diferenças de perda auditiva e as consequências em relação à linguagem.

Profa. Dra. CLÁUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO (Linguagem e Arte em Educação)

1. O Trabalho com leitura no ensino fundamental - anos finais: das contribuições de um grupo de pesquisa à formação de professores mediadores de leitura às relações de ensino em salas de leitura escolares
Este projeto tem como objetivo compreender como a formação dos professores das salas de leitura vai se consolidando nas reuniões com o grupo de pesquisadores e, ao mesmo tempo, compreender aspectos relativos à formação de leitores e às práticas de leitura possibilitadas pelos professores aos alunos do ensino fundamental - anos finais. Pretende socializar, documentar e problematizar  os projetos de leitura, as atividades educativas,  as escolhas relativas aos modos de organização e de circulação do material para leitura e suas práticas, as réplicas ativas produzidas pelos alunos, entre outros. A opção teórica e  metodológica deste projeto remete à  participação, em reuniões quinzenais, de vinte e três professores, da rede estadual paulista (Piracicaba-SP),  considerando as relações e atividades intersubjetivas, um ensino em acontecimento (Bakhtin).  Os dados da investigação serão construídos através do recorte de episódios e interlocuções, a partir da base empírica da pesquisa, constituída pelas filmagens das atividades docentes nas salas de leitura, audiogravações,  registros do material das produções de alunos e de professores no contexto do desenvolvimento das atividades de leitura na sala de leitura e na escola. O projeto conta com apoio CNPq (2017).

Prof. Dr. EZEQUIEL THEODORO DA SILVA (Linguagem e Arte em Educação)

1. Fórum Desafios do Magistério
 A partir de pesquisa diagnóstico a respeito das necessidades do ensino das escolas de educação infantil e fundamental do município de Caçador, SC,, pretende-se organizar fórunns bimensais para discutir e aprofundar ideias em torno das necessidades detectadas e planejar-apontar caminhos para a sua superação. As dinâmicas relacionadas aos fóruns serão palestras, mesas redondas, oficinas e grupos de trabalho com a participação máxima dos professores das escolas municipais.
2. Promoção da leitura e da literatura na educação básica
Pretende investigar a situação da leitura e das condições para a sua produção nas escolas de educação básica do Município de Caçador, SC, fazendo um diagnóstico a respeito das necessidades dos professores para o ensino e encaminhamento da leitura e da literatura juntos aos estudantes. A partir dos dados sistematizados, promoverá cursos de formação continuada e de elaboração de projetos de ensino visando o incremento da leitura e da fruição da literatura nas escolas invesitigadas.
3. Perspectivas da Educação Básica na Região Meio Oeste Catarinense: definição de políticas educacionais
O projeto descreve e analisa o sistema de educação básica dos municípios pertencentes às Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) sediadas em Caçador, Videira, Campos Novos e Curitibanos, compreendendo 27 (vinte sete) municípios. O estudo mapeia a evolução de matriculas, em cada município, escolas e número de estudantes e seus respectivos anos de escolaridade.

Profa. Dra. LILIAN LOPES MARTIN DA SILVA (Linguagem, Arte e Educação)

1. Associação de Leitura do Brasil - ALB: Memórias
Trabalho de Pesquisa que visa localizar, identificar, reunir, classificar, digitalizar e disponibilizar, as fontes impressas, sonoras, iconográficas e fílmicas dos Congressos de Leitura do Brasil, existentes na sede da Associação de leitura do Brasil (ALB). Entidade e Congresso existem desde final dos anos 70. Com esse trabalho organizar o arquivo histórico dos congressos e da entidade. Tornar possível a construção de memórias em vários temas já apresentados nos COLEs sob a forma de conferência, palestra, comunicação de trabalhos, oficinas, etc. São variados materiais acumulados e dispersos que expressam visões, relevâncias, pontos de vista, olhares, etc. Vão de: fotos, fitas em áudio, fitas em VHS, folhetos de divulgação, programas acadêmicos, culturais, cartazes, materiais de identificação dos congressistas e dos organizadores.

 

Profa. Dra. NORMA SANDRA DE ALMEIDA FERREIRA (Linguagem e Arte em Educação)

1. Estudos sobre livros escolares e de literatura para jovens leitores

​Este projeto de pesquisa reúne questões concernentes às formas e concepções que os objetos de leitura assumem culturalmente em seus suportes de textos, em três direções. Uma mais preocupada com a produção, circulação e recepção da literatura como uso estético da linguagem, produzido e legitimado para atender diferentes necessidades de comunidades de leitores, também diferentes, ao longo do tempo. Uma segunda,  mais voltada para a produção, circulação e recepção de livros escolares que se definem pela intenção editorial de ensinar, especialmente, a leitura. E, por último, compreender concepções e práticas ligadas ao ensino da leitura e da escrita presentificadas nas  cartilhas de alfabetização - em seu conteúdo e materialidade -  no esforço de situá-las no contexto do projeto pedagógico e cultural de seus autores e no conjunto da produção editorial para crianças no período em que elas se encontram circunscritas.

2. História da pesquisa acadêmica sobre Leitura: 1965 a 2010

O grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita-  ALLE/FE - tem desenvolvido, desde 1998, estudos compreendidos como “estado do conhecimento” e que tratam a leitura como objeto de investigação e como temática de interesse (Ferreira (1999, 2001 e 2003), Martins (1996 - 2000), Penido (2010; 2017). Este projeto de pesquisa dá continuidade a esses estudos com a intenção de interrogar a produção acadêmica brasileira sobre Leitura quanto aos sentidos e representações que tal produção assume no decorrer do tempo e em diferentes lugares. Tem como principal objeto de investigação os resumos das dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas, no período de 1965 a 2010, em diferentes programas de pós-graduação, no país. Utiliza como fontes de pesquisa, os bancos de dados da CAPES, UNIBIBLI, Dedalus, IBICT, entre outros.  

Prof. Dr. SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE (Psicologia e Educação)
1.O processo de constituição de um professor de História considerado de sucesso
 Este projeto tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por um professor de História, no ensino fundamental e médio, considerado de sucesso. Além disso, busca-se relacionar tais práticas com os possíveis impactos afetivos produzidos nos aluno. A pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo do Afeto, parte do grupo de pesquisa ALLE- Alfabetização Leitura e Escrita, da FE/ Unicamp.
2.Ensinando a pesquisar: os impactos afetivos de um projeto de ciências em alunos do ensino fundamental II
A presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos afetivos produzidos em alunos participantes de um Projeto de Ciências, em uma escola pública do ensino fundamental. É parte das atividade de pesquisda desenvolvidas pelo grupo do Afeto, integrante do grupo de pesquisa ALLE-Alfabetização Leitura Escrita, da FE/Unicamp.

OBS: Para mais detalhes quanto aos diferentes projetos em desenvolvimento e sobre a equipe de pesquisadores que os integra, consultar o Currículo Lattes de cada docente.