Projetos de Pesquisa

ALLE/AULA - Docentes - Linhas de Pesquisa - Projetos de Pesquisa

Profa. Dra. ANA LÚCIA GUEDES-PINTO (Formação de professores e Trabalho Docente)

1. Literacy as Social Justice (2017-)

Tendo em vista os desafios presentes na formação inicial de professores para a escola básica - tanto no Brasil quanto na África do Sul - este projeto tem como objetivo investigar práticas de ensino na graduação que possam impactar na construção de uma realidade com mais justiça social. Toma como base as práticas no ensino superior na formação de professores - particularmente no estágio supervisionado - e os estudos do Letramento para problematizar seus impactos na formação docente. Busca analisar as práticas de escrita acadêmica dos estudantes assim como ouvir suas vozes - em entrevistas formais e informais - a respeito de seus processos formativos.

2. A inventividade docente na relação entre formação de professoras alfabetizadoras e práticas de ensino de leitura e escrita (2019-2022)

Ler e escrever são práticas essenciais para a vida em sociedade e, nesse caminho que envolve seu ensino, geralmente iniciado nos primeiros anos de escolarização, a figura da professora / do professor se apresenta como um divisor de águas. Isso porque, a abordagem, o método e a perspectiva de ensino que consubstanciam as práticas docentes incidem, em grande medida, na relação que os estudantes estabelecerão com a leitura e a produção de textos. Discussões em torno das práticas de leitura e escrita costumam ser recorrentes no âmbito da formação de professoras/professores. No entanto, a maneira como as/os docentes conduzem esse processo carrega, além das aprendizagens e orientações provenientes das formações, modos próprios de agir, conceber e desenvolver a alfabetização. Diante disso, o presente projeto, a partir da realização de pesquisa bibliográfica, cujo material de estudo reúne teses e dissertações produzidas em universidades públicas paulistas entre os anos de 2015 e 2019, objetiva inferir a inventividade docente, por meio de indícios, forjados pelas percepções advindas da relação entre a formação de professoras alfabetizadoras e as práticas de ensino da leitura e da escrita, expressas em tais estudos acadêmicos.

 

Profa. Dra. CLÁUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO (Linguagem e Arte em Educação)

1. A leitura de literatura como fio para o bordado da pesquisa (2021-)

Compreendemos a leitura de literatura na formação inicial e continuada de professores como eixo formador uma vez que a prática da leitura de textos literários tem sido mediadora das práticas educativas na escola básica. Mais que isso, entendemos a prática de leitura de literatura como constitutiva da subjetividade humana o que demanda um cuidado especial para com a seleção dos textos e com o diálogo que se estabelece após a leitura. Para tanto, é preciso ter clareza dos objetivos para cada momento, pois não há problema usarmos um texto literário para objetivos pedagógicos, mas, este não pode e não deve ser o seu único e principal propósito, afinal, a característica humanizadora e constitutiva do texto literário está naquilo que ele produz e faz sentir e não nas normas empregadas na sua textualidade. Destaca-se, desse modo, o importante papel da literatura na constituição do sujeito, papel esse às vezes não tão evidente, mas que pode atuar no subconsciente permeando o leitor sem que este o perceba. A prática da leitura de literatura na escola de educação básica possibilita, desde cedo que o leitor noviço vivencie reações estéticas provocadas pela obra de arte. Posto isto, temos um duplo objetivo no desenvolvimento deste projeto de pesquisa, a saber:

1. no contexto das formações de ATPC nas escolas e na formação inicial compreender os enunciados das professoras e dos professores acerca da relevância, ou não, da leitura de literatura no próprio processo formativo;

2. compreender como a leitura de literatura tem mediado as práticas educativas, em especial, os processos de alfabetização. Destaca-se, ainda, que o desenvolvimento desta pesquisa prioritariamente tem acontecido no contexto de escolas da educação básica da Diretoria de Ensino - região Piracicaba.

2. Práticas de leitura na escola básica na interface com a formação de professores  (2020-2021)

Este projeto, vinculado ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura, Escrita e Trabalho Docente na Formação de Professores - ALLE/AULA, busca compreender a interface entre a formação de professores e as práticas de leitura na escola básica, em salas de aula ou salas de leitura escolares. A ênfase recai sobre a mediação do professor e o desenvolvimento de projetos de trabalho coletivo.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. Formação continuada de professores. Leitura. Literatura. Mediação. 

 

Prof. Dr. EZEQUIEL THEODORO DA SILVA (Linguagem e Arte em Educação)

1. Fórum Desafios do Magistério (2014-)
 A partir de pesquisa diagnóstico a respeito das necessidades do ensino das escolas de educação infantil e fundamental do município de Caçador, SC,, pretende-se organizar fórunns bimensais para discutir e aprofundar ideias em torno das necessidades detectadas e planejar-apontar caminhos para a sua superação. As dinâmicas relacionadas aos fóruns serão palestras, mesas redondas, oficinas e grupos de trabalho com a participação máxima dos professores das escolas municipais.

2. Promoção da leitura e da literatura na educação básica (2013-)
Pretende investigar a situação da leitura e das condições para a sua produção nas escolas de educação básica do Município de Caçador, SC, fazendo um diagnóstico a respeito das necessidades dos professores para o ensino e encaminhamento da leitura e da literatura juntos aos estudantes. A partir dos dados sistematizados, promoverá cursos de formação continuada e de elaboração de projetos de ensino visando o incremento da leitura e da fruição da literatura nas escolas invesitigadas.

 

Profa. Dra. LILIAN LOPES MARTIN DA SILVA (Linguagem, Arte e Educação)

1. Políticas e Práticas, espaços de leitura e comunidades de leitores - fase III (2017-)

Busca conhecer e discutir aspectos culturais e históricos que configuram os discursos, as práticas e as políticas relacionadas à educação dos leitores, em diferentes instituições, formação de comunidades leitoras, práticas de leitura.

2. Políticas e Práticas, espaços de leitura e comunidades de leitores - fase II (2014-2016)

Busca conhecer e discutir aspectos culturais e históricos que configuram os discursos, as práticas e as políticas relacionadas à educação dos leitores, em diferentes instituições, formação de comunidades leitoras, práticas de leitura.

 

Profa. Dra. NORMA SANDRA DE ALMEIDA FERREIRA (Linguagem e Arte em Educação)

1. Pesquisas do estado da arte em leitura, no Brasil (2021-)

Este projeto pretende dar continuidade a um anterior denominado Leitura no Brasil (1980 a 2010): um estudo dos resumos de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação que reuniu estudos reconhecidos como "estado da arte" na temática da leitura: (Ferreira (1999, 2001 e 2003), Martins (1996; 2000), Penido (2010), (Aliaga, 2019). A intenção é retomar e ampliar esses estudos iniciados em 1998, no Grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura, Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial ? ALLE/AULA e que têm sido referências para outros trabalhos em âmbito nacional, gerando muitos convites para participação em bancas de mestrado e doutorado em várias instituições pelo país, a produção de artigos para publicação solicitada por pesquisadores fora da Unicamp e a identificação de uma significativa quantidade de citações referentes, especialmente, a duas publicações sobre o "estado da arte" (FERREIRA, 1999; 2002).

2. Estudos sobre produção e recepção de livros que circulam em espaços escolares (2021-)

Este projeto tem como intenção: interrogar as formas e concepções que os objetos de leitura assumem, diversa e culturalmente, nas práticas realizadas pelos seus usuários e nos seus suportes de textos. Ele se propõe a problematizar a produção, recepção, usos e circulação: 1. de livros da literatura infantil, em sua modalidade estética da linguagem, produzida e legitimada por diferentes instâncias para atender diferentes comunidades de leitores, ao longo do tempo; 2. de livros escolares que se definem pela intenção editorial de ensinar, especialmente, a leitura e de formar leitores; 3. de cartilhas destinadas ao ensino da leitura e da escrita (alfabetização) situando-as no contexto do projeto pedagógico, cultural e político dos seus autores e no conjunto da produção editorial para crianças no período em que elas se encontram circunscritas.

 

Prof. Dr. SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE (Psicologia e Educação)

1. Análise dos impactos afetivos na disciplina "ED 707 Desenvolvimento e Aprendizagem" no processo de constituição acadêmica dos alunos (2018-)

A disciplina "ED 707 Desenvolvimento e Aprendizagem" tem sido ministrada, anualmente, pelo autor, desde 1988, direcionada para os alunos aprovados no programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação, em especial para as áreas da Psicologia. Tem como objetivo habilitar o aluno a descrever sobre os conceitos de Desenvolvimento e Aprendizagem, segundo três abordagens teóricas: o Behaviorismo (Skinner) , a Psicogênese Piagetiana e a abordagem Histórico-Cultural (Viigotski). O presente projeto de pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e analisar os impactos cognitivos e afetivos produzidos no processo de constituição dos alunos que a cursaram. Pretende-se utilizar a metodologia qualitativa, em especial os procedimentos de entrevistas recorrentes, com amostra sorteada de alunos. A análise dos dados deverá possibilitar a construção de núcleos e subnúcleos temáticos. O referencial teórico baseia-se nas ideias de Vigotski e Wallon, semelhante ao referencial utilizado nas pesquisa do Grupo do Afeto, que o autor coordena na Faculdade de Educação da Unicamp.

2. O processo de constituição de um professor de História considerado de sucesso (2015-)

Este projeto tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por um professor de História, no ensino fundamental e médio, considerado de sucesso. Além disso, busca-se relacionar tais práticas com os possíveis impactos afetivos produzidos nos aluno. A pesquisa é parte do trabalho desenvolvido pelo Grupo do Afeto, parte do grupo de pesquisa ALLE- Alfabetização Leitura e Escrita, da FE/ Unicamp.

OBS: Para mais detalhes quanto aos diferentes projetos em desenvolvimento e sobre a equipe de pesquisadores que os integra, consultar o Currículo Lattes de cada docente.