Pesquisadores Responsáveis

Ana Lúcia Guedes-Pinto

Professora Titular (2017) do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1990), Mestrado em Educação pela FE/UNICAMP(1994), Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2000) e Livre Docência na área de Teoria Pedagógica pela FE/UNICAMP (2011). É líder do grupo de pesquisa Letramento do Professor (IEL-UNICAMP). Tem experiência na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, no antigo Curso de Magistério (2o grau) e na formação inicial e continuada de professores. Atua na área de Educação e de Linguística Aplicada, com ênfase na Formação de Professores (Inicial e Continuada), produzindo trabalhos principalmente na confluência dos seguintes temas: práticas de leitura e escrita, alfabetização, estudos do Letramento, práticas de ensino e estágio supervisionado na formação profissional docente, cotidiano escolar, histórias de leitura, História Oral e Formação de Professores e memória e formação.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UNIMEP e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART) e vinculada ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação de Professores - ALLE/AULA, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil - Lattes. De 2011 a 2014 foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba no período de 2007 a 2012. Atuou na escola básica durante vinte anos em escolas públicas e particular. Na Diretoria de Ensino de Piracicaba, atuou como Assistente Técnico Pedagógico (ATP) de Alfabetização, Língua Portuguesa e Habilitação Específica para o Magistério (HEM) assessorando professores participantes dos programas de formação continuada durante quatro anos. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, leitura, produção de textos e em cursos de formação inicial e continuada de professores nas áreas de linguagem, avaliação, didática e prática de ensino.

Ezequiel Theodoro da Silva

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação-Leitura pela Universidade de Miami (1973) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Livre Docência em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp (1994). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE-AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita, Trabalho Docente e Formação Inicial), da Faculdade de Educação, Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, Psicologia e Didática, trabalhando principalmente com os seguintes temas: leitura, formação do professor, biblioteca escolar e leitura na internet. Coordena os trabalhos da Editora Leitura Crítica, com vários títulos já editados. Mais recentemente inaugurou o site Ezequiel Oficial - https://ezequieloficial.com.br/ no qual vem inserindo boa parte da sua obra e promovendo a formação continuada e a atualização de professores para o ensino da leitura.

Lilian Lopes Martin da Silva

Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professora colaboradora (MS -5) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, junto ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, leitura, escrita e trabalho docente na formação inicial (ALLE/AULA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura, formação de professores e ensino de português.

Norma Sandra de Almeida Ferreira

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de São José dos Campos (1972), graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (1989), mestrado em Educação (1994), doutorado em Educação (1999), livre docência na área de "Conhecimento e Linguagem" (2014) pela Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora colaboradora da FE, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, leitura - educação, educação e alfabetização.

Sérgio Antonio da Silva Leite

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado (1976) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos seguintes temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem, ensino superior. Foi Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp, no período de 2008 a 20012. Coordenou, de 2013 a 2017, o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade. Coordena o Grupo do Afeto , vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp.