Pesquisadores Responsáveis

Ana Lúcia Guedes-Pinto
Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1990), Mestrado em Educação pela FE/UNICAMP(1994), Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2000) e Livre Docência na área de Teoria Pedagógica pela FE/UNICAMP (2011). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ensino e Práticas Culturais, da Faculdade de Educação da Unicamp. É líder do grupo de pesquisa Letramento do Professor (IEL-UNICAMP) e vice-líder do grupo ALLE/AULA (FE/UNICAMP).

Aryane Santos Nogueira
Possui Doutorado em Linguística Aplicada na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e desenvolveu atividades de pesquisa em nível de Pós-Doutorado (2020) no Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (DLA/IEL/Unicamp). Atualmente é docente da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), sendo responsável pela disciplina Libras e Educação de Surdos, e no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/Unicamp, atuando na Linha de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação. Tem atuado nos seguintes temas: letramentos, translinguagem, línguas(gens) e diversidade na diferença, linguagens e tecnologias, formação de professores, educação linguística e educação bi/multilíngue de surdos, produção de materiais de ensino para surdos, língua brasileira de sinais.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UNIMEP e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART). Atua principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, leitura, produção de textos e em cursos de formação inicial e continuada de professores.

Ezequiel Theodoro da Silva
Possui Graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação - Leitura - pela University of Miami (1973) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Livre Docência em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp (1994). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita), FE/ Unicamp e desde abril de 2015, no programa de Mestrado Interdisciplinar, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC. Em janeiro de 2016 assumiu a coordenação do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP.

Lilian Lopes Martin da Silva
Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Educação (1981) e doutorado (1994) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor aposentado, ref. MS 5.1; colaborador-voluntário da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura,biblioteca, formação de professores, ensino.

Norma Sandra de Almeida Ferreira
Possui livre docência na área "Conhecimento e linguagem" (2014), pós-doutorado pela Universidade de Algarve-Portugal (2008), doutorado em Educação (1999) e mestrado (1994) pela Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca, graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de São José dos Campos. Atualmente é Professora Colaboradora - MS5.1 e coordenadora do grupo de pesquisa ALLE/AULA "Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial", Faculdade de Educação, UNICAMP.

Sérgio Antonio da Silva Leite
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado (1976) e doutorado (1980) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Desde 2013, coordena o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade.