Pesquisadores Responsáveis

Ana Lúcia Guedes-Pinto

Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1990), Mestrado em Educação pela FE/UNICAMP(1994), Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2000) e Livre Docência na área de Teoria Pedagógica pela FE/UNICAMP (2011). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ensino e Práticas Culturais, da Faculdade de Educação da Unicamp. É líder do grupo de pesquisa Letramento do Professor (IEL-UNICAMP) e vice-líder do grupo ALLE/AULA (FE/UNICAMP).

Aryane Santos Nogueira

Doutora em Linguística Aplicada na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: letramentos, linguagens e tecnologias, formação de professores, educação bilíngue de surdos, produção de materiais didáticos para surdos, Língua Brasileira de Sinais.

Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UNIMEP e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART). Atua principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, leitura, produção de textos e em cursos de formação inicial e continuada de professores.

Ezequiel Theodoro da Silva

Possui Graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação - Leitura - pela University of Miami (1973) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Livre Docência em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp (1994). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita), FE/ Unicamp e desde abril de 2015, no programa de Mestrado Interdisciplinar, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, SC. Em janeiro de 2016 assumiu a coordenação do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP.

Lilian Lopes Martin da Silva

Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Educação (1981) e doutorado (1994) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor aposentado, ref. MS 5.1; colaborador-voluntário da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura,biblioteca, formação de professores, ensino.

Norma Sandra de Almeida Ferreira

Possui livre docência na área "Conhecimento e linguagem" (2014), pós-doutorado pela Universidade de Algarve-Portugal (2008), doutorado em Educação (1999) e mestrado (1994) pela Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca, graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de São José dos Campos. Atualmente é Professora Colaboradora - MS5.1 e coordenadora do grupo de pesquisa ALLE/AULA "Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial", Faculdade de Educação, UNICAMP.

Sérgio Antonio da Silva Leite

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado (1976) e doutorado (1980) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Desde 2013, coordena o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade.