Teses e Dissertações


Impactos afetivos da exclusão em estudantes de Ciências Exatas de graduação da Unicamp

Dissertação
Autor: Natália Mazzilli Dias
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Ano da Defesa: 2023
O presente trabalho analisa os impactos afetivos nas subjetividades de indivíduos que sofreram um processo de exclusão nos cursos de Química, Física, Matemática, Estatística e Curso 51 na Universidade de Campinas, no período de 2015 a 2020. Baseado nas construções teóricas de Vigotski e Wallon sobre o desenvolvimento humano, a partir do referencial de Espinosa, bem como as produções de Fior e Broncher sobre o Ensino Superior, principalmente, esta pesquisa objetiva identificar e analisar as principais situações determinantes do processo de exclusão, vivenciados por alunos que foram desligados dos cursos de Ciências Exatas da Universidade; bem como investigar os impactos afetivos/subjetivos, decorrentes dessa exclusão, na história de vida desses alunos. Para tanto, foi enviado um questionário aos alunos evadidos de cursos de graduação da área de Ciências Exatas da Unicamp, nos últimos 5 anos. As respostas desse questionário foram analisadas e então foram selecionados 5 sujeitos com os quais realizou-se o procedimento de Entrevistas Recorrentes para mais um processo de construção de dados, os quais foram analisados a partir da organização em Núcleos Temáticos. Os Núcleos Temáticos resultantes desse processo de análise de dados foram: rendimento acadêmico insatisfatório; ingresso tardio; lacunas do ensino básico; didática inadequada; dificuldades emocionais; antes da Unicamp; depois da Unicamp; falta de tempo; desinteresse pelo curso; falta de vínculos afetivos; pressa para concluir o curso; dificuldades de inclusão social; dificuldades de adaptação. A partir dos dados construídos, a discussão perpassou três eixos principais: As políticas institucionais e o rendimento acadêmico dos estudantes; a didática inadequada e a formação docente para o Ensino Superior; e a saúde mental e o processo de exclusão. A seção de considerações finais aborda as contribuições da presente pesquisa, elencando as possíveis políticas institucionais sugeridas a partir dos dados, bem como as limitações e perspectivas encontradas pelo trabalho.

Palavras-chave: Ensino superior. Exclusão. Afetividade. Evasão universitária. Desempenho acadêmico.


A inventividade docente na relação entre formação de professoras alfabetizadoras e práticas de ensino de leitura e escrita

Tese
Autor: Nathalia Cristina Amorim Tamaio de Souza
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Data da Defesa: 05/12/2022
Resumo: Ler e escrever são práticas essenciais para a vida em sociedade e, nesse caminho que envolve seu ensino, geralmente iniciado nos primeiros anos de escolarização, a figura da professora / do professor se apresenta como um divisor de águas. Isso porque, a abordagem, o método e a perspectiva de ensino que consubstanciam as práticas docentes incidem, em grande medida, na relação que os estudantes estabelecerão com a leitura e a produção de textos. Discussões em torno das práticas de leitura e escrita costumam ser recorrentes no âmbito da formação de professoras/professores. No entanto, a maneira como as/os docentes conduzem esse processo carrega, além das aprendizagens e orientações provenientes das formações, modos próprios de agir, conceber e desenvolver a alfabetização. Diante disso, o presente texto, a partir da realização de pesquisa bibliográfica, cujo material de estudo reúne teses e dissertações produzidas em universidades públicas paulistas entre os anos de 2015 e 2019, objetiva inferir a inventividade docente, por meio de indícios, forjados pelas percepções advindas da relação entre a formação de professoras alfabetizadoras e as práticas de ensino da leitura e da escrita, expressas em tais estudos acadêmicos. O corpus da pesquisa é analisado à luz do referencial teórico-metodológico da História Cultural, para fundamentar a análise das pesquisas quanto às ações docentes face às possibilidades de apropriação, desvios e reempregos em relação às propostas formativas, na interface com os Estudos do Letramento na perspectiva sociocultural. Os apontamentos resultantes do estudo evidenciaram pistas de que as professoras alfabetizadoras, narradas nas pesquisas, manifestam sua inventividade de diferentes maneiras: nas relações entre pares que protagonizam, nas orientações pedagógicas que ressignificam, nos múltiplos sentidos que produzem entre si e com seus alunos, na ordem que subvertem, ainda que sutilmente, enfim, nos rearranjos que fazem em contextos formativos. Assim, ainda que os indícios inferidos representem realidades específicas e que não se tenha a intenção de generalizá-los, foi possível concluir que não há uma transposição direta entre o que as docentes aprendem nos cursos de formação, sejam eles mais tradicionais ou não, e o que realizam ao alfabetizarem seus alunos.

Palavras-chave: Formação de professores. Alfabetização. Leitura. Escrita. Professores alfabetizadores.


Digital ou impresso? A compreensão do texto literário por estudantes do 6º ano da rede estadual paulista

Tese
Autor: Valéria Rocha Aveiro do Carmo
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Data da Defesa: 21/11/2022
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a compreensão de leitura a partir de contos pertencentes ao livro Doze reis e a moça do labirinto do vento (1978) de Marina Colasanti e The happy prince and other fairy tales (1988), de Oscar Wilde. A leitura dos contos foi realizada por adolescentes de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede estadual paulista, pertencentes à Diretoria de Ensino de Mauá. Para tal, aplicaram-se instrumentos que favorecessem a análise de como se constituem os processos de compreensão desses jovens leitores que vivem o tempo da pós-modernidade. Situado dentro de uma contemporaneidade hiper-realista e multifacetada, o que faz um leitor que, como iniciante, vê-se diante de tantas possibilidades e multiplicidade de sentidos propostos pelos veículos digitais ou, em contraposição, vê-se diante da leitura do texto impresso? Pretendeu-se investigar, através de experiências concretas de práticas de leitura e exercício hermenêutico, a partir dos contos supracitados, quais são as reações e as formas de atribuição de sentido desses leitores aos contos selecionados. A proposta foi verificar se a utilização de suporte digital, exigindo e mobilizando habilidades cognitivas específicas, causaria impactos positivos no processo de compreensão dos estudantes. Foram realizadas três situações de leitura, expondo as crianças aos contos, com e sem uso de recursos digitais, no diálogo com outras linguagens e elementos implícitos, como as imagens, o teor mítico e os elementos sinestésicos. Ou seja, analisou-se o resultado de entendimento dos estudantes, colocando-se em paralelo as turmas A, B e C de duas escolas, através dos esquemas: (1) leitura individual e silenciosa de cópia impressa, (2) leitura individual do livro físico acrescida de roda de conversa com mediação do professor e (3) leitura a partir de mídia digital com interação em rede. Pôde-se refletir, através dos resultados, sobre em que medida a interação com a linguagem do ambiente digital e seus múltiplos recursos poderia favorecer a compreensão dos alunos, ou, ainda, atraí-los para a leitura. A base teórica reportou-se ao pensamento de Umberto Eco para a questão interpretativa e reflexões críticas; Lúcia Santaella a respeito do leitor imersivo e o universo digital; Roger Chartier para a concepção de suporte e práticas de leitura; e Zygmunt Bauman em sua discussão sobre pós-modernidade.

Palavras-chave: Compreensão na leitura. Literatura infantil. Mídia digital.


Leitura, Escrita, Avaliação, Saberes : Uma colcha de retalhos sobre uma escola pública do Município de Mogi das Cruzes, SP

Tese
Autor: Rodrigo da Silva Guedes
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Data da Defesa: 04/11/2022

Palavras-chave: não especificado


LEITURA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE : COMO INTEGRÁ-LAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES COTIDIANAS?

Dissertação
Autor: José Fernandes Castigo
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Data da Defesa: 12/08/2022
O objeto do presente estudo possui relação com a formação de professores primários do ensino de leitura de literatura, buscando compreender as práticas pedagógicas cotidianas dos professores formadores e das professoras primárias, lotados em um instituto de formação e em uma escola primária na província de Tete, Moçambique. Dada a sua natureza, o estudo foi amparado por uma abordagem qualitativa e pela perspectiva etnográfica. Neste contexto, procuramos verificar como se estabelecem as relações entre as práticas de leitura estimuladas e/ou exploradas no curso de formação de professores primários, na modalidade 10ª+1 ano, e os conteúdos do programa de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, e o ensino de leitura de literatura no ensino primário. Para coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, registrada em gravador de áudio e, posteriormente, transcrita; observação participante das aulas, conversas informais e análise dos principais documentos orientadores. Participam da pesquisa quatorze (14) sujeitos: professores formadores, professores(as) do ensino primário em exercício e em formação inicial. Os dados coletados informam que os professores formadores não dão a conhecer os formandos procedimentos didático-pedagógicos para o ensino de leitura de literatura. O estudo aponta que a grade de disciplinas do curso não tem conteúdos específicos que abordam sobre ensino de leitura literária. Os dados revelam ainda que o estímulo à leitura de textos literários, tanto no instituto de formação de professores quanto na escola primária, é incipiente, e que a maioria dos sujeitos pesquisados têm hábitos de leitura de textos didáticos e religiosos. O estudo também confirma que as modalidades de leitura mais estimuladas são: leitura como busca de informação/informacional e leitura como conhecimento. A pesquisa aponta que, se exploradas de forma adequada, as práticas socioculturais são um fator importante na promoção da leitura de literatura. Em face desses resultados, faz-se necessário uma revisão ou reajuste curricular dos cursos de formação inicial e continuada dos professores, uso de métodos voltados para os interesses culturais e do uso de pressupostos didáticos que tomam a leitura como uma atividade central e prazerosa, possibilitando a formação de leitores críticos e reflexivos.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino. Leitura de literatura. Procedimentos didático-pedagógicos. Moçambique.


Leitura e escrita de textos narrativos em uma escola do campo - uma experiência de ensino-aprendizagem

Tese
Autor: Gabriela Barbosa Souza Xavier
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Data da Defesa: 30/03/2022
A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa - Linguagem e Arte em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas e ao Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA). O desenvolvimento da leitura e da escrita é um objetivo primordial nos diversos níveis de ensino formal. Diferentes estratégias pedagógicas têm sido planejadas com as configurações textuais para promover um processo de ensino e de aprendizagem da língua de forma dinâmica e contextualizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o desenvolvimento de uma Sequência Didática favorece o uso da narrativa e a apropriação da sua estrutura textual por alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Família Agrícola, localizada no interior da Bahia. Foram definidos como fundamentos teóricos os princípios e concepções da Educação do Campo (ARROYO, 2006; CALDART, 2006, 2008; FERNANDES, 1999; FREIRE, 1987; MOLINA; ANTUNES-ROCHA, 2014); os estudos bakhtinianos acerca da natureza social da linguagem (BAKHTIN, 1997; 2009; GERALDI, 2004); e as discussões sobre o desenvolvimento de propostas didáticas para trabalho com textos em sala de aula (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2011; SILVA, 1984, 2003; TRAVAGLIA, 2007, 2018). O percurso metodológico foi desenvolvido com base em uma concepção de pesquisa dialógica, contextualizada historicamente e vinculada ao lócus de produção dos dados por meio da interação pesquisador, campo e participantes da pesquisa (FREIRE, 1981) e organizado nas seguintes fases: conhecimento do lócus de investigação; submissão do projeto para análise do Comitê de Ética em Pesquisa; coleta, transcrição e retextualização de narrativas de infância da comunidade camponesa pesquisada; planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática organizada por meio de unidades de leitura com textos narrativos; e, por fim, a análise e avaliação dos efeitos da estratégia de ensino no desempenho da produção textual dos 23 alunos participantes, no que se refere à estrutura textual e aos objetivos sociocomunicativos. A partir da apresentação das atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula, assim como da análise das produções textuais de cada educando de forma comparativa, foram observados indícios de um processo de reflexão sobre o ato de escrever e do uso da narrativa, mediante a identificação de acréscimos e revisões no que se refere aos elementos estruturais do texto narrativo trabalhados durante a intervenção pedagógica. Por outro lado, afirma-se o potencial dos enunciados narrativos na manifestação e socialização de experiências que demarcam a historicidade e a cultura do campo.

Palavras-chave: Educação no campo. Sequência didática. Leitura. Gêneros textuais. Narrativas. Infância


"Mas leitura de Literatura não é só na aula de Língua Portuguesa, prô?" : Desenvolvendo práticas pedagógicas de Geografia com o auxílio de textos literários.

Dissertação
Autor: Daniela Kleinfelder
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Data da Defesa: 18/02/2021
Esta pesquisa busca problematizar as potencialidades do desenvolvimento de práticas pedagógicas de Geografia através da inserção de leitura de Literatura dentro de algumas temáticas de ensino para o 7° ano do Ensino Fundamental. Apoia-se na abordagem qualitativa interpretativista, com o aporte teórico da História Cultural e da Pesquisa-Ação, tendo como condição de produção o acompanhamento de duas turmas do município de Itapira, estado de São Paulo. Geografia e Literatura caracterizam-se por constituírem-se em duas disciplinas diferentes, de acordo com o objeto de estudo a que cada uma se dedica. Apesar de suas características específicas como áreas de conhecimento, o saber sistematicamente acumulado pela leitura de Literatura potencializa e enriquece os estudos desenvolvidos pela Geografia na área de ensino na escola. A leitura de Literatura nos traz a possibilidade de conhecer lugares e paisagens além do que os livros didáticos apresentam como conteúdo, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. A temática deste trabalho e sua pesquisa em campo proporcionaram a aproximação dos alunos com diferentes textos/autores literários brasileiros.

Palavras-chave: Ensino de Geografia; Leitura de Literatura; Interdisciplinaridade; Práticas Pedagógicas.


Olhinhos de gato, de Cecília Meireles: história(s) de uma obra

Tese
Autor: Yara Máximo Sena
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Ano da Defesa: 2021
Esta pesquisa, apoiada nos estudos da História Cultural, tem a intenção de conhecer a história da obra Olhinhos de Gato, de Cecília Meireles. Busca compreender as condições de criação e produção dessa obra, utilizando diferentes estudos sobre a temática e fontes documentais, como cartas escritas pela poeta a Maria Valupi, bem como paratextos presentes em cinco edições de Olhinhos de Gato. Indaga, em suas diferentes publicações, em que, como e por que a obra se apresenta em distintos projetos editoriais; quais são seus leitores pressupostos; quais podem ter sido as possíveis expectativas e iniciativas da autora no momento de sua criação e publicação, entre outras. Para isso, explora as diferentes edições, cotejando-as analiticamente, desde sua primeira edição na revista portuguesa Ocidente (1938-1940) e nas demais edições publicadas no Brasil nos anos 1980, 1983, 2003 e 2015, além de fazer referência à publicação argentina de 1981. A pesquisa apresenta marcas editoriais que indiciam estratégias de orientação de sentidos aos leitores e de cerceamento da leitura, previstas para essa obra. Tais estratégias editoriais são responsáveis por potencializar a recepção e garantir a permanência de Olhinhos de Gato no mercado editorial ao longo de mais de cinquenta anos. Cecília Meireles; Olhinhos de Gato; Editores e edições; Leitura; Leitores - Formação.

Palavras-chave: Cecília Meireles; Olhinhos de Gato; Editores e edições; Leitura; Leitores - Formação.


SignWriting no Brasil: (Im)possibilidades educacionais sinalizadas pelos pesquisadores surdos em teses de doutorado e dissertações de mestrado

Tese
Autor: Maria Salomé Soares Dallan
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Ano da Defesa: 2021
Esta tese de doutorado busca contribuir com os Estudos Surdos em Educação, especialmente aqueles sobre a SignWriting, buscando evidenciar a (im)possibilidade do uso da escrita de sinais para a construção da (im)possível escola que esses acadêmicos surdos pretendem para seus pares. Em um primeiro momento, foram selecionados 62 estudos acadêmicos que, direta ou indiretamente, se reportam à SignWriting, sendo 14 teses de doutorado e 48 dissertações de mestrado defendidas no período de 1999 a 2018, em universidades brasileiras. Foi realizado um estudo inventariante e interpretativo destes trabalhos, identificando os pesquisadores e como se distribuem pelos diferentes locais de produção em nosso país; quais as temáticas e preocupações investigativas, entre outros. Em um segundo momento, selecionamos deste corpus maior 21 produções de 20 pesquisadores que se autodenominaram surdos. Nesta coleção menor, através dos excertos de informações e argumentos trazidos pelos pesquisadores surdos em seus estudos, o processo culminou em uma tarefa metodológica denominada de cerzidura, aproximando os enunciados destes protagonistas pelas suas próprias palavras, no intuito de apresentar traços característicos e desejos desse grupo social nas relações consigo, com o outro, com o mundo, prioritariamente através da Libras. Elencamos como objetivos específicos: a) apresentar os pesquisadores que se autodenominam surdos: contexto vivencial e escolar; b) evidenciar o que os pesquisadores surdos destacam a respeito da SignWriting e seu uso escolar; c) demonstrar informações e argumentos sobre o poder da SignWriting e da Língua Portuguesa em relação à escrita, e quais aplicações estes estudiosos indicam para tal conhecimento; d) Elencar a possível aplicabilidade da SignWriting no contexto da Educação Bilíngue e/ou da Educação Inclusiva, através dos dados produzidos e reportados pelos pesquisadores surdos. O referencial teórico e metodológico foi pautado em duas direções: pelos estudos denominados Estado da Arte, e pelos Estudos Surdos em Educação. Ressaltamos como resultados: os posicionamentos e argumentações que estes pesquisadores explicitam em suas pesquisas sobre a necessidade ou não de uma escrita visual compatível com a língua de sinais na escola (SignWriting) e, principalmente, como eles delimitam a escola (im)possível para os surdos; como eles se percebem e se constituem, pelo seu lugar de fala e de suas vivências, como protagonistas da construção de uma educação potencializada por uma condição sensorial predominantemente visual. Esta tese de doutorado pretende contribuir com o debate acadêmico e com os profissionais da área de educação dos surdos brasileiros em sua interface com a Educação bilíngue, com a educação formal (inclusiva ou para surdos) e na relação entre as línguas Libras/Língua Portuguesa escrita.

Palavras-chave: Estudos Surdos em Educação – SignWriting – Estado da Arte


Um estudo da obra O Curso da língua materna (1892) de João Köpke

Tese
Autor: Silvana Dias Cardoso Pereira
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Ano da Defesa: 2021
Esta investigação tem como objeto um estudo do Curso da língua materna-notas para sua direção, do ano de 1892 de autoria de João Köpke (1852-1926) com a finalidade de apresentar à comunidade acadêmica o seu conteúdo discursivo e sua materialidade. Para tanto, o livro foi utilizado como fonte e objeto de pesquisa numa leitura que considera as informações nele contidas como indícios históricos da educação no Brasil do fim do Império e início da Primeira República. Organizado de forma bastante peculiar, o livro é um manual para professores destinado ao Ensino da Língua Materna desde a aquisição da leitura e escrita até os anos finas, organizado em seções, capítulos e parágrafos. Para a compreensão da sua estrutura, conteúdo e contexto, foram empregados estudiosos da História do Livro como Roger Chartier, do livro didático como Alain Choppin, além do conjunto de esforços liderados por Norma Ferreira em pesquisas sobre esse autor. No processo de investigação foi possível contribuir para a compreensão do modo como se deu o ensino no período de utilização desse manual em escolas públicas e privadas, conhecer novas edições do curso de Köpke e suas particularidades de usos assim como pensar novas possibilidades de pesquisas na comparação das edições e suas instabilidades, cadernos utilizados na época, notações gramaticais, documentação e guarda dos materiais encontrados.

Palavras-chave: Köpke, João, 1852-1926. Manuais escolares. Ensino. Língua materna.