Autor:
MELLO, Antonia Clara Jorge de
Cidade/Estado:
São Carlos/SP
Instituição:
Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar
Orientador:
Eglê Pontes Franchi
Fonte:
CD-ROM da UFSCar
Nível:
Dissertação ( Mestrado )
Descrição:
Este trabalho se propôs a investigar o papel da estrutura formal do texto escrito de natureza didática na promoção ou não da relação dialógica leitor/autor, que leva à apreensão do significado. Para isso, analisaram-se algumas variáveis estruturais de um texto didático, utilizado em escolas de primeiro grau, que pudessem constituir-se como fatores de opacidade do mesmo: significado léxico, complexidade sintática, premissas implícitas, ordenação de informações, contatos com o leitor, saliências de informações. Objetivando trabalhar estas variáveis, elaboraram-se quatro versões do texto original cujo nível de compreensão foi testado junto a alunos de 5ª série, da rede oficial de ensino de São Carlos. Os dados obtidos, possibilitaram algumas considerações sobre a questão investigada e estão devidamente explicitados. A análise desenvolvida no trabalho não esgota o assunto, mas aponta algumas tendências que podem ser levadas em conta no momento da organização do material escrito, quando se quer assegurar o grau de informatividade do texto. Procura também, alertar para a importância da construção do leitor ao longo da escolaridade e do papel do texto nesta construção.
Foco Temático:
Desempenho/Compreensão de Leitura
Ano:
1992