Texto didático: aspectos formais e compreensão

Autor: 
MELLO, Antonia Clara Jorge de
Cidade/Estado: 
São Carlos/SP
Instituição: 
Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar
Orientador: 
Eglê Pontes Franchi
Fonte: 
CD-ROM da UFSCar
Nível: 
Dissertação ( Mestrado )
Descrição: 
Este trabalho se propôs a investigar o papel da estrutura formal do texto escrito de natureza didática na promoção ou não da relação dialógica leitor/autor, que leva à apreensão do significado. Para isso, analisaram-se algumas variáveis estruturais de um texto didático, utilizado em escolas de primeiro grau, que pudessem constituir-se como fatores de opacidade do mesmo: significado léxico, complexidade sintática, premissas implícitas, ordenação de informações, contatos com o leitor, saliências de informações. Objetivando trabalhar estas variáveis, elaboraram-se quatro versões do texto original cujo nível de compreensão foi testado junto a alunos de 5ª série, da rede oficial de ensino de São Carlos. Os dados obtidos, possibilitaram algumas considerações sobre a questão investigada e estão devidamente explicitados. A análise desenvolvida no trabalho não esgota o assunto, mas aponta algumas tendências que podem ser levadas em conta no momento da organização do material escrito, quando se quer assegurar o grau de informatividade do texto. Procura também, alertar para a importância da construção do leitor ao longo da escolaridade e do papel do texto nesta construção.
Foco Temático: 
Desempenho/Compreensão de Leitura
Ano: 
1992