Porque pesquisar a ALB

A ALB acumula – desde o tempo em que se inicia – um expressivo, vigoroso e diversificado conjunto de manifestações, especialmente textuais, mas também, orais e iconográficas, em torno das questões atinentes ao livro, à leitura, ao leitor, à biblioteca, à literatura, à formação dos professores para o trabalho com a leitura, etc. Materializa assim em diversos dispositivos um tecido discursivo em que se articulam vozes e posições que nesses últimos 30 anos tornaram-se referência de pensamento a respeito da leitura, circulando em muitas e diferentes esferas de comunicação.

Assim, em nosso entendimento, não pode ser desligada de uma história dessa prática em nosso país, o que parece justificar a importância e o significado desse projeto de pesquisa. Vem aliar-se a vários outros trabalhos de investigação que, foram significativamente alavancados entre nós, com o aumento das apropriações das contribuições da História Cultural, a partir dos anos 90, tanto por campos de conhecimento como a História, a Crítica Literária, como Educação, sobretudo no que diz respeito à História da Educação.

Veja no vídeo abaixo os depoimentos de alguns dos pesquisadores que participaram do processo de doação do acervo dos Congressos de Leitura do Brasil para o Centro de Memória da Educação - CME, da FE-Unicamp em 2017.

 

 

Para conhecer mais sobre a Associação de Leitura do Brasil - ALB acesse os sites:

Site Cartografias da Memória    Site da ALB    Blog ALB 30 Anos

 
 
Coordenação
Profa. Lilian Lopes Martin da Silva lattes
Contato: lilian.lms@gmail.com