Pesquisadores Vinculados

Carlos Toscano

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, (2005), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, (1991), Graduado em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles (1983) e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, USP, (1977). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina/PR, atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do grupo de Pesquisa Escola e Formação/UEL que tem como foco a formação inicial e continuada de professores/as e tem suas atividades voltadas para o estudo do contexto escolar e dos acontecimentos na sala de aula tendo em vista o ensinar e o aprender, os aspectos institucionais e as práticas sociais como condições constitutivas do educador e do educando. É também pesquisador do grupo de pesquisa Aula: trabalho docente na formação inicial/UNICAMP-SP.

Claudia de Oliveira Daibello

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2020) e Mestre em Educação (2013) pela mesma universidade. Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) e integrante do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial - ALLE/AULA da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua desde 2002 na rede municipal de ensino de Santa Bárbara d Oeste, tendo exercido a função de professora de Ensino Fundamental (até 2008), de Coordenadora Pedagógica e Formadora de Professores (até 2012) e de Supervisora de Ensino Fundamental e Educação Integral (até 2017). Atualmente, exerce a função de Chefe de Departamento do Estudos e Normas Pedagógicas na mesma rede. Atua principalmente na área de leitura, formação de leitores e formação de professores.

Fabiana de Freitas Pinto

Professora do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) do Curso Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FPI/FACED/UFAM). Graduação em Pedagogia (2005-2009) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestrado em Educação (2009-2011) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutorado em Educação (2016-2020) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Área de atuação: Educação com ênfase nas temáticas: Educação Escolar Indígena, Ensino Superior Indígena, Interculturalidade e Formação de Professores Indígenas.

Flávia Anastácio de Paula

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), especialização em Alimentação Escolar pela Unila (2016). Atualmente é professor associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001-atual). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura e escrita; cotidiano escolar; formação de professores; Ensino Fundamental; Educação Infantil e Educação celíaca.

Giovana Azzi de Camargo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2001), mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Participa do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA (FE/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade (GPLIMES) da Faculdade de Educação da USP . É professora da Rede Municipal Ensino de Bragança Paulista. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e a relação entre oralidade e escrita no processo de alfabetização de adultos.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Estágio Pós-Doutoral na Universitat de Barcelona, sob a supervisão da Profa. Dra. Elisabet Contreras Barceló, Grup POCIÓ (Educación y Poesia) Departament de Didàctica de la Lengua i la Literatura, da Universitat de Barcelona. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Adjunta do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Professora Visitante do Programa de Pós-graduação em Educação da FE-UNICAMP (2022-2024). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, com pesquisas relacionadas à: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura literária, narração de histórias, espaços de leitura, alfabetização, práticas de leitura e produção escrita. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou como coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2018-2020). Atuou no Conselho Editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Integra o Conselho Editorial da Editora UFLA. Atua no Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos COEP, da Universidade Federal de Lavras. Atua como membro da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB), gestão 2022-2024. Atua como Editora da Revista Linha Mestra (2022-2024). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias. Membro da Red Europea y Latinoamericana de Formación y Inovación Docente.

Luciane Moreira de Oliveira

Graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, especialização em Administração da Cultura na Fundação Getúlio Vargas-FGV, mestrado na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte na Unicamp e mestrado profissional em Museologia na Universidad de Valladolid/Fundación Carolina, Espanha. Participante do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA da Faculdade de Educação da Unicamp. Proprietária da empresa Oliva que, desde 2018, atua na pesquisa, formação e produção nas áreas de arte, cultura, educação e memória.

Maria Cristina da Silva Tempesta

Possui graduação em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2009). Atualmente é Porcentagem de direitos autorais da Sistema Anglo de Ensino, Prestadora de Serviço do Centro de Investigação e Controle Imunológico A C Corsini e Diretora Pedagógica do Colégio Progresso. Atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, adulto-professor, intersubjetividade.

Maria das Dores Soares Maziero

Doutorado (2015) e Mestrado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e graduação em Letras pela Pontifica Universidade Católica de Campinas (1982). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: leitura, escrita, literatura infantil e juvenil e ensino de Língua Portuguesa.

Renata Aliaga

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui Graduação em Pedagogia (2007) e Mestrado em Educação (2013) pela mesma Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa ALLE/AULA da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Campinas. Atua principalmente nos seguintes temas: leitura, história da leitura, bibliotecas escolares, memória e formação docente.