Integrantes

Adriano Caetano Rolindo - E-mail: adriano.rolindo@gmail.com

Pedagogo e doutorando em educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em 2007, e pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2010. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no IBFE – Instituto Brasileiro de Formação de Educadores na unidade Campinas.

Alba Cristhiane Santana da Mata - E-mail: albapsico@gmail.com

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (2010). Possui graduação em Psicologia (1993), especialização em Psicopedagogia (1997) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2002), todos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professora universitária e conselheira suplente do Conselho Regional de Psicologia - 9ª região. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação superior, psicologia escolar, contexto educacional e afetividade.

Ana Cláudia de Sousa Rodrigues - E-mail: ana.hist@gmail.com

Possui graduação em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestrado na área temática História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007), e Doutorado em Educação, na área: Educação, conhecimento, linguagem e arte pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2017). Atualmente é Orientadora Pedagógica na EMEF Prof. André Tosello - Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Tem experiência como professora na disciplina de História na Rede Pública e Privada de Ensino, nos níveis Fundamental e Médio.

Andrea Maria Martins Chiacchio andreiamchiacchio@hotmail.com

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), membro do grupo de pesquisa ALLE / FE- UNICAMP. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP, graduada em Pedagogia , possuo curso de Lato Sensu em docência no Ensino Superior. Atualmente professora do Ensino Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG-Poços de Caldas na disciplina "Gestão da Escola na Educação Básica" , Sala de Aula. Experiência na área de Educação em: Gestão e Docência com ênfase nos seguintes temas: organização do trabalho pedagógico e escolar, gestão dos processos escolares, pesquisa em ciências humanas e sociais, formação docente, práticas pedagógicas, trabalho coletivo e identidade docente, alfabetização e letramento, formação de alfabetizadores.

Ariane Roberta Tagliaferro- E-mail: robertagli@yahoo.com.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e  mestrado em Educação pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Daniela Gobbo Donadon Gazoli - E-mail: danidonadon@gmail.com

Pedagoga (2009) e mestre em educação (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência como professora de educação básica em rede pública e como professora de ensino técnico. Atualmente, atua como professora no Ensino Superior, em curso de Pedagogia. É doutoranda na Faculdade de Educação da UNICAMP, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. 

Elvira Cristina Martins Tassoni - E-mailcristinatassoni@gmail.com

Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. Foi professora da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, condições de ensino e mediação pedagógica.

Fabiana Aurora Colombo Garzella - E-mail: facolombo@msn.com

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, professora de curso superior em Pedagogia. Formadora de Professores do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa e Matemática.

Flávia Regina de Barros - E-mail: fla.prof@gmail.com

Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2005). Doutora em Educação (2017) pela mesma Universidade. Foi professora do Ensino Fundamental na rede estadual do Estado de São Paulo por sete anos e coordenadora pedagógica na rede particular de ensino de Amparo/SP por dois anos. Atualmente, trabalha como diretora de escola na rede municipal de Amparo/SP. Como pesquisadora, iniciou com o Grupo do Afeto (parte do grupo de pesquisa ALLE/AULA da Faculdade de Educação/UNICAMP) sobre questões relacionadas com a mediação pedagógica e afetividade. Publicou artigos e capítulos produtos de suas pesquisas, relacionados a estes temas.

Isabela Ramalho Orlando - E-mail: isabelarorlando@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período sanduíche na Universidade de Siegen (Alemanha). Durante a graduação, realizou projeto de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso com o tema afetividade e constituição do sujeito leitor. Atualmente, faz mestrado em Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP, com bolsa FAPESP, desenvolvendo pesquisa sobre afetividade e ensino de língua inglesa. 

Jade Oliveira Melo da Silva - E-mail: jadeoliveiram@gmail.com

Mestranda em Educação pelo programa de Pós- Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas: PUC-Campinas. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq, por dois anos consecutivos, atuando na linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas com ênfase nas questões relacionadas ao Afeto e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem. Desde 2015 é participante do grupo de pesquisa: Formação e Trabalho Docente da Faculdade de Educação na PUC- Campinas e membro do Grupo do Afeto (UNICAMP) vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA - UNICAMP. Possui experiência na área da educação formal e não formal, atuando como Artista Circense pelo Circo Picadeiros da Alegria e Recreadora pedagógica.

Myrtes Dias da Cunha - E-mail: myrtesufu@gmail.com

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), graduação em Historia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano da escola, infâncias, crianças, educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, subjetividade, brincadeiras e brinquedos infantis, ensino-aprendizado.

Patrícia Fracetto - E-mail: patriciafracetto@gmail.com

Graduada em Pedagogia (2016) pela Faculdade de Educação da UNICAMP, cursando Mestrado em Educação na mesma instituição e especialização em Sociologia da Infância na UFSCar. É integrante do Grupo do Afeto, situado no Grupo de Pesquisas Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE - UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL - UNICAMP). Durante a graduação, trabalhou como estagiária de Pedagogia na Prefeitura Municipal de Americana - SP e também foi bolsista de Iniciação Científica da FAPESP. Tem experiência como professora de Educação Infantil em uma escola bilíngue (Inglês/Português) e com o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à afetividade, sob a perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento.

Sérgio Antônio da Silva Leite - E-mail:  sasleite@uol.com.br

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular no Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordena o Grupo do Afeto, vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp. Organizou as seguintes obras relacionadas com o tema da Afetividade: “Afetividade e Práticas Pedagógicas” (Ed. Casa do Psicólogo, 2006) e “Afetividade e Letramento na EJA” (Cortes Ed., 2013). Atua na área da Psicologia Escolar e Educacional desde 1973. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Afetividade, processo de Ensino-Aprendizagem e Pedagogia Universitária.

Sue Ellen Lorenti Higa - E-mail:  sueellenhiga@yahoo.com.br

 Pedagoga e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2007 e 2015). Suas pesquisas enfocaram o processo de constituição do sujeito leitor no ambiente escolar e de biblioteca pública. Desde 2009 atua como professora de educação infantil pela Rede Municipal de Campinas.

Valéria de Araújo Lima - E-mail: val_araujo07@hotmail.com

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-graduada em alfabetização e letramento. Mestranda em educação no programa de Pós Graduação da FE/Unicamp. Participa do Grupo do Afeto onde pesquisa a questão da Afetividade nas práticas pedagógicas na área da Matemática. Trabalha atualmente como professora de educação infantil na rede municipal de Campinas.

Vivian Annicchini Forner - E-mail: vivianforner@gmail.com

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018), bolsista (CAPES). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2015). Bolsista de Iniciação Científica (2013-2015) com os seguintes projetos: Avaliação do Projeto "As Travessuras do Amarelo": A Literatura Infantil e a Aprendizagem de Procedimentos de Estudo (bolsa FAPIC/Reitoria) e, As Práticas Pedagógicas de Alfabetização: Um Levantamento em Periódicos da Área (bolsa PIBIC/CNPQ). Formada em Canto Popular pelo Conservatório Musical Musiarte (2011).