Produções

Afetividade e práticas pedagógicas: 

Este livro aborda a questão da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores em sala de aula. Tem como foco as dimensões afetivas presentes nas relações que se estabelecem entre o sujeito (aluno) e os objetos de conhecimento (conteúdos escolares). Dirigido aos educadores que atuam na escola - em especial o professor -, situa-se, igualmente, como leitura obrigatória para todos os estudantes e profissionais envolvidos com a área educacional. As bases teóricas estão centradas na abordagem histórico-cultural, em que se destacam as idéias de Vigotski e Wallon.

 

Afetividade e letramento na Educação de Jovens e Adultos: Este livro analisa o processo de mediação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando-se como referência os conceitos de afetividade e letramento. Assume-se que o processo de alfabetização deve ser direcionado para as práticas sociais de leitura e escrita, sendo que a relação professor-aluno é profundamente marcada pela questão da afetividade. Tais dimensões são cruciais especialmente quando se trata de alunos adultos, que já apresentam histórias de exclusão escolar, como é o caso das salas de EJA.

Afetividade: as marcas do professor inesquecível

Os textos - que compõem a obra - analisam os impactos afetivos pela mediação de professores e pais nas relações que se estabelecem com seus alunos e filhos e as práticas e conteúdos abordados. Os autores são jovens pesquisadores, orientados pelo organizador da obra, que participam do "Grupo do Afeto", parte integrante do ALLE/AULA, grupo de pesquisa da Faculdade de Educação, Unicamp.

 

 

Demais produções do grupo (TCCs, Dissertações e Teses) podem ser acessadas em:

Produções Grupo do Afeto