Remediação de leitura e escrita em escolares através de instrução programada

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BETETTO, Ana Maria Belem de Freitas

Dissertação ( Mestrado )

Desempenho/Compreensão de Leitura

Geraldina Porto Witter

São Paulo/SP

Testa a eficiência da instrução programada na remediação de leitura e escrita, como também, estuda a relação entre as diferentes categorias de respostas, e o decorrentes de dois procedimentos de treino. Os sujeitos, 12 crianças com dificuldades na aquisição de leitura, são distribuídos em dois grupos, que são submetidos à 40 sessões, sendo que o grupo experimental 1 (GE1) é submetido ao programa "Lendo-Escrevendo", e o grupo experimental 2 (GE2) é treinado com "Caminho Suave". Embora algumas diferenças sejam observadas a nível qualitativo, não há diferenças significantes entre os grupos na maioria das comparações, mas em desempenho verbal, o GE1 melhora significantemente, o mesmo não ocorrendo com o GE2. Considera que os resultados obtidos não são conclusivos quanto à eficácia dos dois procedimentos testados, em decorrência, principalmente, do pequeno número de sessões realizadas. Finaliza sugerindo a adequação do programa "Lendo-Escrevendo" como estratégia para o desenvolvimento do repertório verbal em carentes culturais.

Instituto de Psicologia, USP

UNIBIBLI