Relatórios de Pesquisas


INFÂNCIA NO NORTE DO BRASIL: INVENTÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM DISSERTAÇÕES E TESES (1998-2012)

Pesquisa interdisciplinar
Autor: Carlos Humberto Alves Corrêa (pesquisador responsável), Isabel Cristina Fernandes Ferreira; Lucíola Inês Pessoa Cavalcante; Michelle de Freitas Bissoli; Minadable Moreira Valentin
Ano: 2017

O presente relatório apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo geral a realização de um balanço da produção acadêmica sobre a infância na/da região norte, a partir da identificação das dissertações de mestrado e das teses de doutorado defendidas no Brasil, no período de 1998-2012. Este balanço recai sobre um universo que envolve a produção acadêmica de seis áreas do conhecimento, a saber: Antropologia, Educação, História, Psicologia, Serviço Social e Sociologia.Trata-se de uma pesquisa do tipo “estado da arte”, “estado do conhecimento” ou “estado da questão”. Segundo a literatura consultada (FERREIRA, 1999; SOARES; MACIEL, 2000; FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI; ENS, 2006; BARROS; DIAS, 2016), esta modalidade de estudo, de natureza inventariante e bibliográfica, bem difundida nos Estados Unidos e na Europa, visa mapear a produção acadêmica e científica sobre determinadas áreas do conhecimento. Permite, portanto, verificar os temas mais recorrentes, os procedimentos metodológicos mais utilizados, as teorias que os estão embasando e, principalmente, o alcance do conhecimento em determinada área, além de apontar possibilidades de estudos futuros. Trata-se, portanto, de uma “pesquisa sobre pesquisas”, no dizer de Rocha (1999, p.16).  

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Os livros infantis brasileiros que aqui circulam, não circulam como lá

Pesquisa individual
Autor: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Interlocutor: Antonio Branco
Ano: 2009

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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 2º ANO DO CICLO II DA REDE ESCOLAR MUNICIPAL DE CAMPINAS/SP - 2008

Pesquisa interdisciplinar
Autor: Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Campinas
Ano: 2008

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Ensino de leitura e escrita na Escola Modelo Barão de Melgaço, em Cuiabá-MT: práticas, propostas, ideários pedagógicos e circulação de cartilhas e livros de leitura nas primeiras décadas do século XX

Pós - doutorado
Autor: Lázara Nanci de Barros Amâncio
Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
Ano: 2008

Pesquisa realizada em caráter de pós-doutoramento com o objetivo de continuar estudos anteriores realizados em nível de Mestrado e Doutorado em Educação, relacionados com a história da alfabetização no Brasil, focando especialmente o estado de Mato Grosso. Situa-se no referencial das pesquisas qualitativas de fundo histórico, com a intenção de contribuir para a construção de uma historiografia regional. Visa ainda à ampliação do campo de pesquisa da Cultura Escolar, na medida em que o estudo das práticas de leitura e escrita na instituição em pauta não poderá deixar de abordar aspectos organizacionais do ensino primário, na perspectiva de uma escola moderna que se constitui a partir de um ideário de renovação pedagógica defendido por intelectuais e administradores do ensino público, objetivando a formação do cidadão republicano. Os procedimentos metodológicos são os próprios da pesquisa de natureza histórica: localização, reunião,seleção, organização e análise de fontes documentais pertinentes ao objeto em estudo com análise da configuração textual dos documentos que forem definidos como corpus no decorrer da investigação.


Pluralidade cultural, leitura e linguagem na formação docente

Pós - doutorado
Autor: Nair Ferreira Gurgel
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Ano: 2008

Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento da leitura, da oralidade e da escrita nas escolas ribeirinhas do município de Porto Velho/RO, envolvendo todo o processo discursivo na relação do aluno com as atividades de letramento como lugar privilegiado na constituição do sujeito. Propiciar aos alunos a aprendizagem da aceitação às diferenças, reconhecendo que existem indivíduos e grupos que são diferentes entre si, mas que possuem direitos correlatos. Discute-se também mecanismos para a superação das relações opressoras e preconceituosas que se estabelecem no âmbito da escola e que fortalecem a solidariedade, a inclusão e o respeito pela diversidade. Ainda: a) Investiga a ação pedagógica do professor e das suas relações com o aluno nas atividades de letramento, leitura, lúdico e cultura ribeirinha, verificando se as escolas atendem o previsto no Currículo Nacional do Ensino Básico, no que diz respeito às Competências Essenciais: Compreensão e Expressão Oral; Leitura, Expressão Escrita e Conhecimento Explícito, proporcionando acesso ao letramento e ao desenvolvimento das habilidades e competências em Língua Portuguesa: ouvir, falar, ler, escrever e refletir; b) Incentiva a prática da produção textual e da reescrita de texto em sala de aula, a fim de proceder à análise lingüística, verificando que gêneros textuais os alunos utilizam com mais frequência em práticas orais e escritas em sala de aula; c) Registra e armazenar dados culturais das comunidades pesquisadas, catalogando o vocabulário característico da comunidade, assim como sua cultura; d) Analisa os livros didáticos e/ou cartilhas utilizados nas séries pesquisadas, buscando aspectos ideológicos, gráficos, linguísticos e de conteúdo.