Apresentação

 

Inquietações

 

Há o temor à perda, o que faz com que o século XVI se recolham os textos manuscritos e se multipliquem impressos para assim fixa-los e resgatá-las do esquecimento. Estabelecem-se as edições mais correntes possíveis com a idéia de compor e depois de conservar um  patrimônio escrito, que com o manuscrito corria o risco de desaparecer. Essa primeira idéia de conservação fundamenta até agora a vontade de manter na dimensão mais minuciosa possível o patrimônio escrito. Por outro lado, existe o temor do excesso, o temor próprio de uma sociedade completamente invadida por um patrimônio escrito e pela impossibilidade de que cada indivíduo maneje e domestique esta abundância. Daí começam, me parece, todos os esforços para classificar, organizar, escolher e estabelecer, dentro desta minudência inquietude, possíveis usos. (...) É muito forte a contradição entre a obsessão da perda, que requer a acumulação, e a preocupação pelo excesso, que exige selecionar e escolher. (Chartier, 2001: 21).

 

A citação acima, retirada da obra Cultura escrita, literatura e história, de Roger Chartier, nos chama atenção para dois sentimentos, o “temor à perda” e o “temor ao excesso”, que parecem acompanhar o homem e sua relação com a cultura escrita. Sentimentos que parecem estar presentes nas produções de Catálogos que intencionam oferecer aos seus leitores uma paisagem panorâmica sobre uma certa produção acadêmica intensificada ao  longo do tempo e que se encontra muitas vezes dispersa em diferentes programas de pós-graduação do país.

Reunir o acúmulo em um  único lugar para não ser ficar perdido, disperso. Reunir o acúmulo de forma ordenada, organizada, classificada para possibilitar que um maior número de pesquisadores possa mais rapidamente estabelecer um primeiro contato; recuperar determinado trabalho, através de uma consulta por ordem alfabética de autores, de assuntos, de instituições e datas de produção das pesquisas. Inventariar um campo de conhecimento possibilitando a circulação e o intercâmbio entre diferentes trabalhos produzidos em diferentes lugares e tempo. São estas, entre outras, as razões que vêm orientando a produção deste e de outros Catálogos.

Mas, se os catálogos refletem um esforço de busca e de ordenação de uma produção, há que se considerar que eles trazem como limite e dificuldade o fato de ser uma entre muitas possibilidades de organização pensada por alguém.

 

Este Catálogo

 

Este Catálogo dá continuidade a uma investigação anterior que teve como objetivo básico descrever e mapear a trajetória da pesquisa brasileira sobre Leitura, inscrita, principalmente, nos resumos das dissertações de mestrado e nas teses de doutorado defendidas nos programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia, Biblioteconomia, Letras/Linguísticas, Comunicações, no Brasil, no período de 1980 a 1995. Nesta segunda edição, o presente Catálogo estende seu levantamento bibliográfico, buscando inventariar os anos de 1996 a 2000 e rever o período, principalmente de 1990 a 1995, anteriormente pesquisado.

Portanto, foram reunidas, nesta edição, referências bibliográficas e resumos de 408 dissertações de mestrado e teses de doutorado, defendidas nos programas de pós-graduação do país. O Catálogo traz ainda referências bibliográficas de mais 22 trabalhos localizados no período de 1965-1979, período este considerado precursor no delineamento da Leitura  como área específica de reflexão e pesquisa.

 A identificação e recuperação das dissertações e teses é resultado de consulta a endereços eletrônicos das universidades pela INTERNET e aos CD_ROM UNIBIBLI (UNICAMP), DEDALUS (SP), ANPED (Associação Nacional de Pesquisa em Educação), IBICT (Instituto Brasileiro de Informações em Ciências e Tecnonlogia) através da radical LEIT e das palavras-chaves ou descritores: Leitura, formação de leitor, literatura, ato de ler, seleção e crítica de livros para leitura, compreensão de leitura, história de leitura, ensino de leitura. As palavras foram buscadas separadamente ou em um conjunto delas, na tentativa de cobrir todo o campo de produção na área. As referências bibliográficas encontradas em mais de um banco de dados foram cruzadas, confrontadas, buscando complementar algumas ou eliminar aquelas que eram repetitivas.

Foi também acessado o endereço eletrônico: www.capes.gov.br que no momento de produção desse catálogo estava com seu site ainda em processo de funcionalidade bastante instável. Destaca-se, porém, que essa fonte deverá ser bastante útil a pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento por conter um banco com 185 mil dissertações e teses defendidas no Brasil, no período de 1987 a 2001.

Alguns bancos de dados, como IBICT e o UNIBIBLI, nem sempre apresentavam resumos referentes a todas as dissertações de mestrado e teses de doutorado. Nesse caso, os resumos ou as próprias pesquisas foram solicitados aos institutos e faculdades das universidades através do COMUT ou de cartas de solicitação aos próprios programas de Pós. Mesmo assim não foi possível, por diferentes razões, apresentar todos os trabalhos acompanhados de seus resumos.

É importante destacar o salto significativo dado em relação à quantidade de trabalhos produzidos sobre Leitura no Brasil, nos diversos programas de pós-graduação, quando se compara o número anteriormente levantado de 189 trabalhos no período de quinze anos (1980-1995) conforme Catálogo Analítico de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de FERREIRA (1999) e o total de 408 pesquisas presentes no atual Catálogo, entre 1980  e 2000. Um total que inclui 219 pesquisas identificadas apenas na revisão dos dados     que já haviam sido localizados referentes aos anos de 1990 a 1995 e na busca ampliada para os anos de 1996 a 2000.

A construção do aumento dessa produção que toma como objeto a Leitura parace apontar para o fato de que as questões que envolvem o tema não só permanecem atuais e necessárias, mas que, além disso, apresentam maior complexidade e diversidade. Este fato acaba por exigir novas reflexões a um grupo de pesquisadores que se estende significamenete por diferentes lugares de produção. Por outro lado, essa constatação, que revela mais do que o dobro de pesquisas em um recorte no tempo muito menor em relação ao anterior, pode também ser atribuída ao fortalecimento e aumento dos programas de pós-graduação no país, e à implantação e atualização dos dados por meio eletrônico, o que permite o acesso às produções mais distantes e isoladas de alguns programas de pós-graduação desenvolvidos no país, nos últimos anos.

Esta edição do Catálogo traz o levantamento bibliográfico concluído e a organização dessa produção acadêmica sobre Leitura, de 1980-2000, com base nos seguintes campos: autor/orientador da pesquisa; instituição, universidade e área em que os trabalhos foram produzidos; ano de defesa; grau acadêmico  e foco temático.

O foco temático foi estabelecido como categoria de análise, entendido como ponto para o qual convergem ou divergem as principais preocupações de cada pesquisador. No entanto, quando o assunto é Leitura, tem-se uma produção completa que estabelece inúmeras relações e se inscreve numa malha de diferentes áreas e temas correlatos. Assim, neste Catálogo alguns trabalhos se encontram classificados em mais de um foco, diante da dificuldade em limitar as fronteiras de cada um deles. Eles podem ser identificados por um asterisco (*) que acompanha sua referência na relação da produção distribuida pelos focos de interesses dos pesquisadores.

As 408 pesquisa sobre Leitura foram organizadas em 08 focos diferentes: compreensão/desempenho em leitura; análise do ensino em leitura/proposta didática; leitores: preferências, gostos, hábitos, histórias e representações; professor/bibliotecário como leitor, texto de leitura usado na escola; memória de leitura, do leitor e do livro; concepção de leitura; historiografia da produção científica sobre leitura.

No foco compreensão/desempenho em leitura estão os trabalhos que interrogam e descrevem o processo de compreensão e desempenho em leitura sob a perspectiva do leitor. De um modo geral, o conjunto das pesquisas desse grupo remetem para o problema das habilidades, níveis e dificuldades, aspectos de compreensão em leitura. Como se dá a compreensão/entendimento/interpretação de um texto? Como se constrói o sentido de um texto? Esse grupo de trabalhos visa oferecer, comparar ou remediar o desempenho de alunos através do emprego de técnicas, testes e/ou procedimentos. Na última década, inaugura-se uma perspectiva psicológica ligada ao cognitivismo, e desde então, intensificam-se os trabalhos em que a compreensão não está exclusivamente subordinada às coerções estruturais do texto e às atitudes a serem desenvolvidas pelo leitor, mas passa a ser enfocada como um processo de construção dos sentidos do texto para o leitor, numa relação de interação. Há ainda neste foco um outro deslocamento na abordagem da questão da compreensão, aquela que remete para uma visão de leitura como prática discursiva, nas relações intertextuais e contextuais, nas relações dialógicas e interdisciplinares.

Os trabalhos agrupados no foco da análise do ensino de leitura/proposta didática procuram analisar, discutir e avaliar as condições de produção de leitura na escola considerando aspectos que levam ao fracasso ou ao sucesso no ensino,  tendo em vista a formação do leitor. Concentrando pesquisas que investigam a prática de leitura de textos, pela apreensão de técnicas e normatizações  que tendem a provocar um distanciamento do leitor em relação ao texto escrito no interior da escola, principalmente aos ciclos relativos ao ensino fundamental, esse foco traz ainda trabalhos que visam modificar esse processo de formação de leitores. Encontram-se, aqui, os trabalhos voltados para a instituição biblioteca escolar ou pública: como ela se organiza, como constrói suas formas de leitura, que práticas e gestos são nela produzidos e por quem. Discutem-se sua atuação, o atendimento e a eficiência dos responsáveis pela formação do leitor, usuário da biblioteca. Apresentam-se projetos produzidos e refletidos dentro das universidades a serem implantados nas bibliotecas (escolares e públicas) ou então relatam-se experiências bem sucedidas e desenvolvidas na escola em parceria com a biblioteca.

O foco texto de leitura em circulação na escola traz os trabalhos que buscam identificar os critérios de seleção/escolha de livros que circulam na escola e na biblioteca e discutir determinados aspectos dos programas de distribuição de acervos pelo Governo. Também estão nesse foco os documentos oficiais sobre Leitura endereçados aos professores e as pesquisas que analisam não só os livros didáticos e literários, mas ainda aqueles outros textos que circulam em outros lugares, como os do jornal, do cinema e da pintura e que oferecem possibilidades de trabalho em sala de aula.

Os trabalhos agrupados em torno do foco leitores: preferências, gostos, hábitos, histórias e representações voltam-se ao estudo do leitor, seja ele das escolas ou o frequentador das bibliotecas públicas, através do mapeamento de seus interesses, gostos, preferências, expectativas, hábitos, representações, condições de leitura e de estudo, e critérios de seleção de obras.

O foco professor/bibliotecério como leitor reúne os trabalhos que discutem a qualificação profissional das pessoas, que tanto na escola quanto na biblioteca, ocupam uma função especial no processo de formação de novos leitores, visto que eles são os mediadores entre os textos e aqueles que lêem. Trata-se de uma produção que insiste na importância de se repensar os cursos de formação para professores e bibliotecérios e sua formação como leitores.

Memória da leitura, do livro e do leitor concentra pesquisas voltadas ao conhecimento da leitura, do leitor de diferentes épocas e lugares. Trata-se de uma linha de investigação de cunho historiográfico que procura pelo conhecimento de livros, de instituições de leitura, de leitores e práticas de leitura, particularmente do passado e de determinadas comunidades de leitores quase nunca escolares.

O foco concepção de leitura traz pesquisas preocupadas em conceituar e normatizar o que seja leitura. São trabalhos predominantemente de cunho teórico, mas que também põem em discussão a concepção do ato de ler a partir da análise do material em circulação, e usado nas práticas escolares de leitura.

No último agrupamento, que foi denominado como estado do conhecimento sobre leitura, encontram-se os estudos que buscam ordenar um conjunto de informações já produzido e aparentemente autônomo, interrogando tendências, perspectivas e interesses sobre o tema, em um certo período e lugar de produção. São trabalhos que inventariam: quem produz, onde, como, por que se produz o que se produz, tomando como objeto de análise a produção inscrita em dissertações de mestrado e teses de doutorado, ou em periódicos especializados na área.

Assim, estamos colocando à disposição de grupos de pesquisa e de bibliotecas das universidades de nosso país, o presente Catálogo, esperando que ele uma vez elaborado, possa contribuir de alguma maneira para a pesquisa acadêmica no país, facilitando para outros pesquisadores a busca do estado atual do conhecimento sobre Leitura. Desejamos, ainda, solicitar o encaminhamento de sugestões e informações para possíveis correções.

Alguns agradecimentos àqueles que contribuíram para a elaboração deste Catálogo são necessárias.

À FAEP (Fundo de Apoio ao Ensino e Pesquisa) da UNICAMP pela liberação de recursos para que o projeto pudesse ser concretizado.

Aos Biblitecários e funcionários da biblioteca da Faculdade de Educação/UNICAMP, especialmente à Josidelma F. de Souza, que nos ajudaram na busca das referências bibliográficas das dissertações de mestrado e teses de doutorado e na solicitação através do COMUT dos resumos dos trabalhos não localizados pelos bancos de dados disponíveis.

 

Apoio

 

 

 

Auxiliares de Pesquisa

 

Íris Filomena Mendes de Oliveira
Simone Michelle Silvestre