TCC e Iniciação Científica

A formação do professor alfabetizador: análise dos currículos dos cursos de pedagogia de universidades públicas no Estado de São Paulo (TCC)

Autor: Manuelle de Toledo Silva

Orientação: Sérgio Antonio da Silva Leite   Data da conclusão: 2018

Resumo: A presente pesquisa apresenta um levantamento documental e comparativo acerca do processo de formação de professores alfabetizadores nos currículos de três diferentes cursos de Pedagogia, analisando assim se as mesmas podem ser consideradas de qualidade e se os professores formados saem dessas universidades capacitados para bem desempenhar a complexa tarefa de alfabetizar. A escolha dos cursos a serem analisados se deu primeiramente pelo critério de serem ofertados pelas universidades públicas estaduais do Estado de São Paulo. Dentro deste grupo encontram-se a Unicamp, Unesp e USP. O curso de pedagogia na Unicamp é ofertado somente no campus de Campinas. Para as demais universidades, a escolha se deu de acordo com o critério dos mais concorridos no vestibular de 2018, segundo dados apresentados nos sites de cada universidade. Sendo assim, foram analisados os catálogos de cursos de Pedagogia da Unesp ¿ Bauru e da USP ¿ Ribeirão Preto, além da Unicamp. O foco da investigação foi verificar as condições que as universidades oferecem para a formação dos professores como alfabetizadores, após identificar, nos currículos pesquisados, as disciplinas referentes à Alfabetização. Os dados encontrados sugerem que a formação de professores alfabetizadores, nestas três Universidades, ainda é muito debilitada, pois a esta formação recebida não prevê o estágio específico e obrigatório na área, tornando essa formação insuficiente para que o futuro profissional possa se iniciar como um professor alfabetizador.

Palavras-chave: Formação de professores. Alfabetização. Letramento. Educação.

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Afetividade no processo de relação com a criança autista (TCC)

Autor: Luana Roberta Guimarães de Souza

Orientação: Sérgio Antonio da Silva Leite   Data da conclusão: 2018

Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar e descrever sobre a importância das relações afetivas no ambiente escolar para o desenvolvimento do espectro autista. Tem como foco observar e mapear as mediações realizadas por professores, auxiliares, profissionais da limpeza e, também, da pesquisadora em campo, no que concerne às vivências escolares de uma criança considerada dentro do espectro autista. Durante a observação em campo, além da observação do comportamento da criança em questão, dos seus pares e demais colaboradores no seu cotidiano escolar, foram realizadas atividade didáticas/jogos, que se fizeram necessárias para fortalecer essas relações e obter alguns resultados acerca das habilidades e do domínio cognitivo da criança observada. Após um semestre de observações em situação de campo, todo o material coletado foi transcrito e analisado, gerando oito núcleos temáticos que correspondem às possíveis relações entre a dimensão afetiva e o processo do desenvolvimento do sujeito em questão. São eles: 1. A relação afetiva com o toque; 2. A relação afetiva com o objeto; 3. A relação afetiva com o ambiente; 4. Os ganhos de uma relação afetiva positiva; 5. A importância de identificar as potencialidades do espectro autista; 6.O ser inesquecível; 7. A capacidade de compreensão e de se fazer compreensível; 8. As condições adversas para a construção de uma relação afetiva positiva entre professor e aluno autista. Os dados sugerem que as relações afetivas positivas vivenciadas no ambiente escolar influenciaram de forma decisiva no desenvolvimento da criança observada. Destaca-se a importância da qualidade das mediações realizadas e a maneira como estas afetaram cada sujeito da pesquisa.

Palavras-chave: Afetividade. Transtorno do espectro autista. Mediação. Ambiente escolar. Interação

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PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PEDAGOGIA FREINET: um olhar para o processo de alfabetização das crianças pela mediação dos instrumentos pedagógicos freinetianos (TCC)

Autor: Isabella Tambascia Baldasso

Orientação: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto   Data da conclusão: 2018

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as proposições da Pedagogia Freinet para o trabalho com leitura e escrita, considerando a fase inicial de escolarização das crianças. Para tanto, busquei apoio teórico nas obras do próprio Célestin Freinet (1896-1966), onde foram estudados os instrumentos pedagógicos freinetianos para o trabalho com leitura e escrita, e nas obras de Lev Semenovich Vigotski (1896-1934), autor que defende um aprendizado da escrita fundamentado no seu valor de uso. A fim de estabelecer relações entre os princípios freinetianos e a concepção histórico-cultural de linguagem, busquei sustentação na perspectiva discursiva de alfabetização, fundamentada na obra de Ana Luiza Bustamante Smolka (2000). Com a intenção de compreender como se dá o processo de alfabetização em um contexto educacional freinetiano, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola que fundamenta sua prática nos princípios pedagógicos de Freinet. As análises nos permitem afirmar que ambos os autores estudados, Freinet e Vigotski, defendem a aquisição da escrita em seu funcionamento, em que a criança aprende a escrever utilizando socialmente esse objeto cultural.

Palavras-chave: Alfabetização discursiva. Freinet, Célestin, 1896-1966. Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.

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Alfabetização e literatura infantil: possíveis relações através da experiência com a EP471 (TCC)

Autor: Lívia Chung de Freitas

Orientação: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto   Data da conclusão: 2022

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso baseia-se nos conteúdos da disciplina de Alfabetização e culturas da escrita, ministrada na Faculdade de Educação da Unicamp para estudantes de Pedagogia. Visa pensar relações entre concepções de alfabetização e livros de literatura infantil. Para isso, reflete acerca da leitura e da leitura de literatura, explana sobre métodos e perspectivas de alfabetização estudadas na disciplina e, por fim, analisa quatro livros de literatura infantil, também utilizados na disciplina, à luz desses conceitos. As análises nos permitem afirmar que existem muitas e ricas relações entre os livros e os conceitos estudados, ressaltando a importância e relevância da presença da literatura na disciplina, a leitura de literatura mostrou-se, também, como potente mediação na produção de significações acerca dos conceitos estudados no curso de formação de professores.

Palavras-chave: Literatura. Leitura. Formação de professores.

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Como tem sido abordada a temática da alfabetização de alunos com necessidades intelectuais considerando o que se tem produzido e discutido através de dissertações e teses? (TCC)

Autor: Isabela Anastácio Oliveira

Orientação: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto   Data da conclusão: 2022

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise de referências bibliográficas que discutem como tem sido abordada a temática da alfabetização de alunos com necessidades intelectuais considerando o que se tem produzido e discutido através de dissertações e teses, com foco em crianças com Autismo e/ou da Síndrome de Down. Procuramos compreender também se existem muitas pesquisas com diferentes abordagens relacionadas a esse tema e qual tem sido o objetivo deste estudo; quais abordagens ancoram as discussões. De forma a compreender como tem se dado essa prática de alfabetização no âmbito da educação inclusiva, trazemos para discussão perspectivas de autores como Vigotski, a partir de sua teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano, entendendo a linguagem como constitutiva, formadora e organizadora do pensamento. Além disso, são assumidas ideias de outros autores que compartilham do mesmo referencial de modo a construir uma discussão pensando sempre acerca do tema alfabetização de alunos com necessidades intelectuais. Os dados nos permitem afirmar que através da seleção dos trabalhos, foi possível o entendimento de que essas crianças são tão capazes de aprender quanto às demais, simplesmente se as práticas docentes buscarem possibilidades para desenvolver a habilidade da leitura e escrita em todo e qualquer indivíduo, independente da sua condição intelectual.

Palavras-chave: Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich). Alfabetização. Educação especial. Down, Síndrome de.

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A compreensão de estudantes da disciplina Escola, Alfabetização e Culturas da Escrita (EP471) sobre o conceito de alfabetização e as possibilidades de ensino da língua escrita para as crianças das séries iniciais

Autor: Ana Carolina Silva Costa

Orientação: Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto   Data da conclusão: 2022

Resumo: O presente trabalho se propõe a compreender como os estudantes da disciplina Escola, Alfabetização e Culturas da Escrita (EP 471 - Turma B) do primeiro semestre letivo do ano de 2022 elaboraram o conceito de alfabetização e decorrente dessa compreensão, como consideram as possibilidades de ensino da língua escrita para as crianças das séries iniciais. As análises foram feitas a partir do estudo das concepções de linguagem de Geraldi (2011) e das concepções de alfabetização (tradicional, construtivista e discursiva) bem como pela perspectiva assumida neste trabalho, a alfabetização como prática discursiva, cunhada por Smolka (2012). Para a realização desse trabalho foram entrevistados alguns estudantes da disciplina no início e no final do semestre, de modo a serem analisados os enunciados dos estudantes acerca de suas elaborações sobre as concepções de alfabetização a partir dos estudos empreendidos. Os dados nos permitem afirmar que a disciplina foi essencial para a formação desses estudantes pois compreenderam a linguagem e a prática de alfabetização para além de uma perspectiva mecanicista e/ou biologizante suas formas de uso e de ensino, quando a maioria concebia apenas a concepção da linguagem como código.

Palavras-chave: Formação de professores. Alfabetização. Linguagem.

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Papéis e lugares sociais do(a) aluno(a) nas escolas públicas de ensino fundamental de Campinas: diferentes linguagens e suas consequências - um estudo de caso (Iniciação Científica)

Autor: Roberta Helena Caldeira Pereira

Orientação: Ana Lúcia Guedes-Pinto   Data da conclusão: 2000


A prática da leitura na biblioteca e suas relações no processo de alfabetização dos alunos na primeira série do ensino fundamental - um estudo de caso (Iniciação Científica)

Autor: Laís Pereira de Oliveira

Orientação: Ana Lúcia Guedes-Pinto   Data da conclusão: 2002


Leitura da Literatura de Cordel na escola pública: da oralização a prática de escrita (Iniciação Científica)

Autor: Ísis Parise Silva

Orientação: Ana Lúcia Guedes-Pinto   Data da conclusão: 2019


LEITURA DA LITERATURA DE CORDEL uma experiência de pesquisa e docência na escola pública (Iniciação Científica)

Autor: Ísis Parise Silva

Orientação: Ana Lúcia Guedes-Pinto   Data da conclusão: 2020