Leitura do discurso pedagógico na escola pública de segundo grau da rede estadual paulista: uma abordagem dos enunciados de questões analítico-expositivas

Autor: ABDALLA, Carlos Alberto

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Sandra Maria Silva Palomo

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Visa verificar se o aluno da escola publica estadual de segundo grau encontra dificuldades de compreensão na leitura do discurso pedagógico - especificamente os enunciados de questões analítico-expositivas - por desconhecer não só os procedimentos de leitura, como também a organização textual e a seleção lexical utilizada pelos livros didáticos, seleção essa, muitas vezes, aquém do universo discursivo do aluno leitor e comprometendo a legibilidade textual. Os sujeitos pesquisados foram 25 alunos de terceira série do segundo grau, questionados sobre suas atividades de leitura dos textos didáticos na escola e fora dela. A pesquisa se concentrou na aplicação de três instrumentos básicos, envolvendo aspectos relativos à leitura e sua compreensão, ao leitor, aos enunciados de questões nos diferentes componentes curriculares. Foram abordadas situações específicas de vivência diária do ato de ler no contexto escolar. Os resultados demonstraram que as dificuldades de compreensão textual se concentram na ausência de habilidades de leitura com finalidades específicas e no desconhecimento do vocabulário utilizado nas questões discursivas, exigindo do leitor uma prática freqüente de leitura desse tipo de texto. A compreensão de leitura deve iniciar-se pelos enunciados mais simples até os mais complexos, observando-se organização e articulação textuais e o domínio do léxico utilizado.

Fonte: CNPq