Competências básicas em leitura ao final da quarta série do primeiro grau: o básico alcança padrões mínimos?

Autor: ABRAHÃO, Maria Christina

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1981 Orientador: Lilia da Rocha Bastos

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Foram objetivos deste estudo definir competências básicas em leitura a serem demonstradas por alunos que concluem a 4ª série do 1º grau e construir e validar testes com referência à critérios para medir algumas delas. Seis passos metodológicos orientaram o trabalho. O primeiro, fundamental, envolveu a definição das seguintes competências: compreensão do vocabulário, identificação de pormenores em textos, uso de fontes de referências, identificação da idéia principal em textos, derivação de inferências a partir de um texto e conhecimento da literatura. No segundo passo, selecionaram-se as competências para as quais seriam construídos os testes. Elaboraram-se e validaram-se, na terceira etapa, as especificações do esquema de Popham (1978a). O quarto passo correspondeu à construção e validação dos testes. Usando as especificações, foram gerados 20 itens para o teste de julgamento de 9 especialistas. Ao quinto e ao sexto passos corresponderam à aplicação dos testes, em sua forma definitiva dos testes a 190 alunos de 5ª série do 1º grau, de 2 turmas de cada uma de 3 escolas estaduais, propositalmente escolhidas por acolherem alunos de diferentes classes sociais. No que se refere à fidedignidade dos instrumentos, foram observados baixos índices, o que pode ser atribuído ao fato de os alunos não parecerem ter recebido instrução específica para o domínio das competências medidas, situação que aumenta a influência do fator chance nas respostas dadas às questões do teste. Os resultados demonstraram que as competências básicas em leitura, objeto de medida neste estudo, não foram dominadas pelos alunos aos níveis mínimos de proficiência fixados.

Fonte: CD-ROM da ANPED