Estratégias fonológicas e aprendizagem da leitura: o papel desempenhado pelo conhecimento dos nomes das letras
Autor: ABREU, Monica Dourado
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Claudia Cardoso Martins
Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura
Instituição: Faculdade de Educação, UFMG Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Descrição: Trata-se de um estudo de natureza correlacional cujo objetivo foi investigar o papel desempenhado pelo conhecimento dos nomes das letras na utilização de estratégias fonológicas no início da aprendizagem da leitura. O estudo envolveu crianças com conhecimento das letras e crianças sem conhecimento das letras. Estas crianças aprenderam a ler dois tipos de ortografia simplificadas: ortografia fonética e ortografia visual. Os resultados mostraram que as crianças com conhecimento das letras aprenderam a ler as ortografias fonéticas mais facilmente do que as ortografias visuais. Por outro lado, as crianças sem conhecimento das letras aprenderam a ler as ortografias visuais com mais facilidade do que as ortografias fonéticas.
Fonte: CD-ROM da ANPED