Leitura e Ensino, Sociedade e Literatura: Vários Problemas e uma Proposta

Autor: ALMEIDA, Josélia da Silva

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Hilda Orquídea Hartmann Lontra

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Departamento de Teoria Literária e Literaturas, UnB Cidade/Estado: Brasília/DF

Descrição: O presente estudo procura refletir sobre os problemas de leitura na escola e na sociedade brasileiras. Para desenvolver tal proposta, esta dissertação encontra-se dividida em quatro capítulos. O primeiro deles pretende fazer um levantamento histórico da origem da escola e do livro, que se dá no século XVIII na Europa Iluminista com a ascensão da burguesia ao poder, buscando desvelar o conceito ideológico de leitura que aquela promoveu por intermédio da escola moderna. O segundo capítulo procura abordar a visão teórica e semiótica do ato da leitura, mostrando os passos do processo de cooperação interpretativa em textos literários. O terceiro busca atualizar as idéias do teórico russo Mikhail Bakhtin sobre o dialogismo da linguagem e os tipos de estratégia textual que estão à disposição do prosador. E por fim, o último capítulo apresenta várias leituras realizadas por um grupo de docentes do ensino médio do Distrito Federal de um texto literário considerado difícil, e propõe uma leitura deste texto, baseada no instrumental teórico bakhtiniano.

Fonte: UnB