Ensino de leitura na escola primária no Mato Grosso: contribuição para o estudo de aspectos de um discurso institucional no início do século XX

Autor: AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 2000 Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti

Foco Temático: Memória de Leitor, de Leitura e do Livro

Instituição: Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP Cidade/Estado: Marília/SP

Descrição: Objetivando contribuir para a produção de uma história do ensino inicial de leitura no Brasil, aborda-se nesta tese aspectos de um discurso institucional sobre esse ensino no estado de Mato Grosso, nas primeiras décadas do século XX. Mediante a recuperação, reunião, seleção, organização e análise da configuração textual de fontes documentais primárias e secundárias buscou-se compreender a contribuição de um discurso sobre o ensino de leitura, relacionadamente à (re)organização da escola primária em Mato Grosso, especialmente a partir da reforma do ensino matogrossense, realizado em 1910, por professores paulistas. A conclusão a que se chegou ao final da investigação, foi a de que a apropriação do discurso paulistas pelos matogrossenses, relativamente ao ensino de leitura, foi determinante da configuração de um discurso institucional "moderno" sobre o ensino inicial de leitura que possibilitou elevar Mato Grosso à condição de outros estados "mais desenvolvidos", sobretudo o estado de São Paulo. A apropriação/ constituição de um discurso institucional sobre o ensino inicial nas primeiras décadas do século XX, simbolizou a materialização do ideal de renovação pedagógica, defendido por intelectuais e administradores do ensino público matogrossense e entendido como condição de modernização da escola pública, responsável pela formação do cidadão republicano.

Fonte: Tese