A medida da leiturabilidade como ferramenta de apoio no processo de investigação ergonômica das dificuldades de leitura e compreensão de textos

Autor: ARAÚJO, Carlos Manta Pinto de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Leila Amaral Gontijo

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Centro Tecnológico, UFSC Cidade/Estado: Florianópolis/SC

Descrição: Os manuais de organização são elementos auxiliares e fundamentais no processo adaptativo do homem ao trabalho, sua correta condução dentro deste ambiente e, preservação de riscos de diversas formas. Requerem portanto laborioso e criterioso projeto, implantação"e manutenção para que cumpram suas reais finalidades, dentre outras, a integração de esforços, a produtividade na utilização de recursos e execução de processos, a regularidade e a democratização das informações. A dificuldade de leitura de manuais de método, pode constituir risco ergonômico, na medida que o distanciamento entre o trabalho prescrito e o trabalho real podem gerar níveis de tensão aos operadores pelo acréscimo de alternativas sobre as quais precisam tomar decisões. Tal distanciamento, entre trabalho prescrito e trabalho real, pode, entre outros motivos, se explicado pela dificuldade de entendimento do conteúdo normativo nos manuais. Para tanto, procura-se evidenciar, nesta dissertação, por intermédio de um estudo de caso reduzido para exemplificação, como esta dificuldade pode ser detectada, mediante aplicação de um dentre os quatro modelos de medida de leiturabilidade mais citados na leitura especializada, e que, após análise, evidenciou ser adequado aos propósitos de um diagnóstico ergonômico.

Fonte: UFSC