Práticas de leitura na escola e nas famílias em meios populares

Autor: ARAÚJO, Maria Jaqueline De Grammont Machado de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Maria das Graças de Castro e Sena

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, UFMG Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG

Descrição: Partindo da premissa de que a leitura é uma prática sócio-cultural inserida nas relações de poder da sociedade, entender o letramento de grupos sociais das camadas populares pressupõe a análise das práticas de leitura e escrita que fazem parte dos contextos sociais e instituições em que esses grupos estão inseridos. Esta pesquisa etnográfica busca analisar as relações entre as práticas de leitura do contexto escolar e familiar com os quais interage uma turma de alunos(as), que cursa o segundo ano de escolaridade formal, em uma escola pública de Belo Horizonte. A pesquisa estrutura-se em três enfoques: a escola, a família e a relação entre essas duas instituições. Na escola, análise centra-se na identificação dos espaços institucionalizados para o trabalho com a leitura na escola de uma forma geral e nas formas de trabalho com o texto escrito na sala de aula. No espaço familiar, busca-se, em primeiro lugar, identificar o grupo social, em segundo lugar, a intenção é verificar os suportes textuais que fazem parte do cotidiano dessas famílias e suas formas de utilização. Conclui-se que as práticas de leitura do contexto familiar são mais diversificadas do que as trabalhadas na escola, embora apresentem uma influência marcante da concepção de leitura veiculada por essa instituição, principalmente em relação às leituras destinadas ao público infantil.

Fonte: INEP