A leitura no início da escolaridade: ouvir ou ver

Autor: ARENA, Dagoberto Buim

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1996 Orientador: Maria Alice Faria de Oliveira

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP Cidade/Estado: Marília/SP

Descrição: Procura compreender os procedimentos e conceitos sobre a leitura utilizados nas salas de aula de escolas públicas para confrontá-los com as tendências atuais. A pesquisa discute os conceitos de Decrolym Claparede, Freinet e Lourenco Filho, educadores que contribuíram para a elaboração do ideário escolanivista da área. Enquanto Decroly e Freinet valorizam a função do olho diante o aprendizado da leitura, Lourenco Filho enfatiza o desempenho da audição. As pesquisas de educadores atuais como Jolibert, Foucambert e Charmex recuperam, em muitos aspectos os conceitos de Freinet e Decroly. Condenam, por essa razão, conceitos e praticas existentes nas escolas do mundo ocidental. Em escolas brasileiras é possível verificar praticas e uso de manuais legados pelo pensamento de Lourenço Filho. Analisa algumas experiências com alguns tipos de textos em escolas de crianças no primeiro ano de escolaridade, em Garça (SP). Propõe, ainda, o esquecimento dos conceitos e práticas presentes na maioria das salas de aula, baseados no pensamento de Lourenço Filho. Em seu lugar, propõe o ensino e a aprendizagem da leitura como busca de respostas que o leitor formula diante do escrito.

Fonte: CD-ROM da ANPED