Textos de livros de português facilitam o desenvolvimento de habilidades básicas de leitura?

Autor: ARRUDA, Nilce Fátima

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1988 Orientador: Lígia Gomes Elliot

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura, Foco Temático: Texto de Leitura em Circulação na Escola

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Avalia 4 livros didáticos de português para 4ª série do 1º grau, selecionados por terem sido os mais distribuídos em 1987 pela Fundação de Assistência ao Estudante no Rio de Janeiro. Procura determinar em que medida os textos e exercícios desses livros fornecem conteúdo suficiente para as seguintes habilidades básicas em leitura: a) domínio do vocabulário; b) identificação de detalhes; c) determinação da idéia principal; d) uso de fontes de referência; e) interpretação. Utiliza 5 fichas de avaliação - uma para cada habilidade - especialmente elaboradas e validadas para este trabalho. Os resultados indicam que os livros didáticos em questão não só falham quanto ao desenvolvimento das habilidades básicas em leitura como também demonstram muitas deficiências no que concerne à adequação dos textos e exercícios. Chama a atenção para o fato de que esses livros continuam a ser reeditados.

Fonte: CD-ROM da ANPED