Leitura e compreensão: um estudo sobre as perguntas do livro didático de língua portuguesa

Autor: AZAMBUZA, Jorcelina Queiroz

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Vânia Maria Bernardes Arruda Fernandes

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura, Foco Temático: Texto de Leitura em Circulação na Escola

Instituição: Departamento de Lingüística, UFU Cidade/Estado: Uberlândia/MG

Descrição: O principal objetivo deste estudo é verificar se as questões de compreensão propostas pelo livro didático, enquanto estratégias de leitura, contribuem para a produção de sentidos, tendo em vista o desenvolvimento lingüístico e sociocomunicativo do leitor. Pretende-se ainda pesquisar até que ponto as perguntas de compreensão conduzem o leitor a exercícios mecânicos como a cópia, o grifo, a transcrição e a complementação das idéias veiculadas pelo texto. Para isso, tomou-se como corpus 53 questões de compreensão de três livros didáticos mais usados nas quarta séries das escolas públicas estaduais de Uberlândia.Este trabalho tem como fundamentação teórica os estudos desenvolvidos na área de Lingüística Aplicada, Lingüística Textual e Análise do Discurso. Com relação aos estudos sobre as visões e conceitos de leitura, de compreensão e seus critérios, os principais autores consultados foram: Heringer (1983), Kato (1990), Kleiman (1989 a, 1989b), Orlandi (1982,1983,1987), Taylor (1986), Terzi (1990,1995) e Widdowson (1991).A análise das perguntas que compuseram o corpus desta pesquisa mostrou que a maior parte delas propicia ao leitor a compreensão do texto, porém há de se considerar que o percentual de questões voltadas para a realização de uma leitura não produtiva é ainda expressivo, isto é, algumas das questões de compreensão propostas pelo livro didático ainda encaminham o alunos para uma leitura superficial, linear e decodificadora.Outras dessas perguntas conduzem o leitor para o estudo de gramática, não favorecendo, desse modo, a compreensão global do texto.

Fonte: Resumo adaptado da Tese