Leituras da mídia, leituras da escola: o "toque mágico" apaga ou transforma ?

Autor: AZEVEDO, Claudia Cristina Andrade de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 2000 Orientador: Cecília Maria Goulart Pacheco

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFF Cidade/Estado: Niterói/RJ

Descrição: O presente estudo tem por objetivo caracterizar a influência da mídia no cotidiano dos alunos, observando-a na relação com práticas pedagógicas diferenciadas, buscando evidenciar se fatores aliados ao trabalho escolar contextos podem relativizar aquelas influências no processo de formação do leitor crítico. Para isto se propõem a realizar dois movimentos de investigação. No primeiro analisa duas práticas de ensino de leitura observando, nas marcas dos ambientes discursivos e de leitura, diferentes concepções de aprendizagem, de leitura e de ensino de leitura e, no segundo as leituras realizadas pelos alunos dos dois grupos. Os dois movimentos são relacionados, sugerindo questões para se pensar sobre as possibilidades da escola como formadora do leitor crítico face à mídia

Fonte: Tese