Leitura dentro da escola - fora da escola: leitura, leitores, leitora

Autor: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1989 Orientador: Sarita Maria Affonso Moysés

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: São analisadas as dificuldades de leitura explicitadas por alunos universitários e também sentidas por professores em relação aos seus alunos. Estudou-se um conjunto de observações sobre leitura, feitas por pessoas que foram excluídas muito cedo da escola ou que não chegaram a freqüentá-la, objetivando entrar na discussão sobre a chamada crise de leitura. Rastreando o poder institucionalizado, dentro e fora da escola, foi possível dimensionar um conjunto, cada vez mais complexo, de técnicas que trabalham o distanciamento da leitura como aproximação. Entre diferentes questões abordadas, foram objetivos principais de reflexão os seguintes: algumas reações à normatização institucional; a maneira como se constituem as barreiras que se interpõem no momento da inter-relação leitor-texto e a instrumentalização da leitura que atinge tanto os leitores dentro como os de fora da escola. Assim, a divisão entre os chamados leitores e não-leitores apareceu como ficcional, e a crise de leitura, como parte do controle institucionalizado da leitura, e também por essa via, do leitor.

Fonte: CD-ROM da ANPED