Da leitura crítica do ensino para o ensino de leitura crítica

Autor: BARRETO, Raquel Goulart

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1994 Orientador: Francisca Maria do Nascimento Nobrega

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Partindo de práticas de linguagem situadas, o objeto é construído no eqüacionamento da matéria lingüística e do sentido pedagógico, fundando na vertente materialista histórica da análise de discurso, para superar dicotomizações: teoria/prática, conteúdo/forma, discurso/ação. Define crítica na articulação de condições de produção e perspectiva, e centraliza o discurso oral para a ruptura com o autoritarismo: leitura como negociação de sentidos. Localiza o processo discursivo na dinâmica da luta de classes e a legitimidade de diferentes sentidos, destacando os lugares do dizer. Empreende leitura crítica da intencionalidade e da assimetria constitutivas da prática pedagógica, bem como das "tendências curriculares críticas", analisa proposta de ensino produzida a partir do instrumental teórico-metodológico (análise do discurso), e propõe princípios para a produção de outras propostas de ensino de leitura crítica.

Fonte: CD-ROM da ANPED