Leitura do adolescente: uma interpretação pelas bibliotecas públicas do Estado de São Paulo

Autor: BARROS, Maria Helena Toledo Costa de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1994 Orientador: Luiz Augusto Milanesi

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Escola de Comunicações e Artes, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Interpretação da leitura dos adolescentes pelas bibliotecas públicas do estado de São Paulo, tendo-se como parâmetros de análise o conceito e a representação que a mesma tem do adolescente, como interpreta a leitura que ele usufruiu nessa biblioteca e como ela própria age para prover a mediação da leitura - notadamente a de entretenimento - para o jovem usuário. A pesquisa conclui que: A) os encarregados das bibliotecas públicas intuem - mas têm dificuldades de explicita - o conceito de/do adolescente com o qual convivem e a quem atendem, revelando uma imagem pouco nítida desses adolescentes, principalmente dada a não realização de estudos para um melhor conhecimento desse usuário; B) a seleção da literatura a ser adquirida pela biblioteca pública para essa faixa de usuários não é do completo domínio do encarregado, passando por critérios variados e questionáveis. Tais aspectos, aliados a problemas de formação do mediador da leitura - bibliotecário ou leigo - põem em risco a leitura espontânea do adolescente.

Fonte: UNIBIBLI