Ler economia: uma perspectiva instrumental

Autor: BECO, Maria de Lourdes

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1993 Orientador: Norma Hochgreb

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Nosso trabalho tem por objetivo fazer uma análise pré-pedagógica de textos de especialidade, na área de Economia, seguindo uma linha enunciativa, e apresentar propostas metodológicas para facilitar o acesso à leitura. A demanda atual de compreensão escrita em campos lingüísticos particulares, profissionais, fez-nos escolher o Francês Instrumental como tema de nossa dissertação, visto a importância que a leitura e a compreensão de textos de especialidade tendem a ter no contexto nacional e internacional. Os avanços metodológicos do Francês Instrumental, nos últimos anos, têm contribuído para uma maior abertura das práticas pedagógicas no ensino do francês. Com isso, passou-se a levar mais em conta fatores importantes, tais como: a área de atuação (profissional ou escolar), a demanda (país e público), a metodologia a ser aplicada, de acordo com os objetivos a serem atingidos. Nosso trabalho não pretende impor um modelo de análise de textos de especialidade em Francês Instrumental. Ele é, sobretudo, o resultado de uma conjunção de experiências em Francês Instrumental, numa reflexão constante sobre a prática em sala de aula. Nossa atenção está voltada para os procedimentos didáticos que permitem dar acesso à leitura de textos autênticos. Através de nossas propostas pedagógicas, tentaremos mostrar como a tomada de consciência do processo de construção do sentido possibilitará ao aluno atingir uma autonomia de leitura.

Fonte: Tese