Interesse de leitura de adolescentes: contribuição da escola e da biblioteca

Autor: BORBA, Maria do Socorro de Azevedo

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Else B. Marques Valeo

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Biblioteconomia, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: As influências que os adolescentes de 7ª e 8ª séries pertencentes às instituições particulares de ensino recebem em relação a seus interesses de leitura foi a meta de nosso trabalho. Questionários foram aplicados a estudantes, professores de português, bibliotecários, com o objetivo de identificar os tipos de leitura quanto à forma e conteúdo das obras literárias; verificar as facilidades oferecidas pela escola, no incentivo e interesse à leitura-lazer, quanto ao acesso e utilização de obras literárias; investigar as atividades desenvolvidas pelos professores e bibliotecários e identificar as influências de leitura no ambiente familiar. Os resultados mostraram que a leitura ocupa posição secundária entre as atividades de lazer. A biblioteca, a escola e o ambiente familiar não têm relevância e o professor de português seleciona e indica obras obrigatórias de leitura. Os alunos preferem obras de mistério e de aventura.

Fonte: Tese