Leitura: da escrita da fala à fala da escrita - um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização

Autor: BORGES, Teresa Maria Machado

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Osvaldo Freitas de Jesus

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UFUB Cidade/Estado: Uberaba/MG

Descrição: Objetiva estudar o problema da leitura focalizada nas escolas de alfabetização, baseando-se em princípios da Psicolingüística e da Psicologia Genética, assim como em dados colhidos nas escolas públicas da cidade de Uberaba (MG). Partindo do pressuposto de que não existe leitura separada do processo de compreensão, busca explicar e justificar tal hipótese a partir da teoria das relações entre pensamento e linguagem de Piaget e Vygotsky. Esta abordagem é ampliada com o estudo das relações entre pensamento e linguagem escrita, a fim de embasar a discussão sobre os procedimentos utilizados na leitura silenciosa e na leitura oral. Para tanto, este trabalho se apoia, de modo especial, nas pesquisas de Frank Smith e Emilia Ferreiro. No passado, as dificuldades de impressão e de acesso aos textos escritos deram à leitura oral um papel relevante. Tal situação condicionou a concepção de leitura com passagem obrigatória pelo oral na construção do sentido do texto, concepção esta amplamente incorporada pela escola fundamental. Entretanto, ao se preocupar com o ensino da leitura, os métodos de alfabetização acabaram por transformar o caráter comunicativo e socializante de leitura oral, em um processo mecânico de vocalização de sinais gráficos da escrita, com o objetivo de ensinar e, concomitantemente, de avaliar os progressos do aprendiz. Os dados desta pesquisa colheu entre a população de professores alfabetizadores confirmaram claramente a hipótese deste trabalho.

Fonte: CD-ROM da ANPED