Aprendizagem de leitura e desempenho em crianças com história de fracasso escolar

Autor: BORTOLOZZI, Ana Claudia Penteado

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Deisy das Graças de Souza

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: O objetivo do trabalho foi o de investigar a relação entre aprendizagem de leitura e desempenho no WISC em alunos de Ciclo Básico de Alfabetização de escolas publicas de São Carlos. Foram realizados dois estudos. Participaram dos dois estudos alunos de ambos os sexos com idade variando de 7 a 15 anos. No estudo 1, dez alunos foram distribuídos em dois grupos. No Grupo Experimental seis alunos foram testados pelo WISC antes e depois de serem submetidos a um procedimento de ensino especifico. No Grupo Controle quatro alunos foram apenas testados pelo WISC no mesmo momento que os experimentais. O Estudo 2 relacionou o desempenho no WISC com o desempenho em leitura de 56 alunos de três salas de Ciclo Básico, no inicio e no final do ano letivo.

Fonte: UFSCAR