Remediação da leitura: um estudo com escolares de primeiro grau, utilizando a técnica de cloze

Autor: BRAGA, Scheila Maria Leão

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1981 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Analisa a eficiência da técnica de cloze em dois níveis de linguagem: oral e escrita (compreensão de leitura). Os sujeitos são 12 alunos de 3ª e 4ª séries com dificuldades em leitura, divididos nos grupos GE1 e GE2. Submete os sujeitos a pré e pós-testes nos desempenhos: verbal, descrição e leitura oral e compreensão de leitura com a técnica de cloze. Esta técnica é utilizada em 15 sessões de treino segundo as duas situações experimentais: correção oral com o experimentador e correção com leitura silenciosa individual. Para a descrição oral e escrita utiliza-se 4 figuras, 2 textos para leitura oral, 17 textos preparados segundo a técnica de cloze, 15 textos para correção após o treino, gravador e linguagem oral TADVI (técnica de avaliação do desempenho verbal infantil). São feitas categorizações do comportamento de leitura oral. Segundo os resultados, não há ganho significante em função dos treinos realizados, embora se observe um ganho qualitativo nas respostas. Verifica uma genarilização para a categoria de escrita e propõe uma seqüência de treino com a técnica de cloze, embora se observe que pesquisas básicas e interdisciplinares devem ser conduzidas para o dimensionamento adequado das variáveis manipuladas.

Fonte: UNIBIBLI