Nem sapo, nem príncipe: uma leitura das leituras produzidas por camadas sociais diferentes
Autor: BRANDÃO, Heliana Maria Brina
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1991 Orientador: Magda Becker Soares
Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura
Instituição: Faculdade de Educação, UFMG Cidade/Estado: Belo Horizonte/MG
Descrição: Apresenta os resultados de uma leitura de um mesmo texto produzido por crianças de camadas sociais diferentes. Foram tratadas as relações entre leitor e texto e entre texto e outros textos. Dentre as várias formas de abordar o tema leitura, buscou-se explicitar em que medida o conhecimento do mundo, de modo geral, e o conhecimento de outros textos, de modo específico, interferem na compreensão da leitura de indivíduos pertencentes a camadas diferentes da sociedade. Verificou-se que a leitura é produzida diferentemente por grupos sociais diferentes e que as diferenças se explicam porque os processos interacionais são diferentes. É devido às especificidades das diferentes interações que os diferentes significados se constróem. A partir dos resultados obtidos, foram apontadas sugestões para o trabalho com leitura na escola.
Fonte: CD-ROM da ANPED