Hábito de leitura dos estudantes de biblioteconomia: referencial para uma proposta de inclusão da disciplina Introdução à Leitura nos cursos de formação do bibliotecário

Autor: BRANDÃO, Lídia Maria B.

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1984 Orientador: Ana Maria Pita de Mello

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Faculdade de Biblioteconomia, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: O presente estudo procurou analisar os hábitos e interesses do leitor dos estudantes da Escola de Biblioteconomia, UFBA, tendo em vista demonstrar a necessidade da inclusão da disciplina "Introdução à Leitura", no currículo do curso. A amostra foi constituída por alunos de vários semestres do curso de Biblioteconomia, matriculados no ano de 1983. Foram aplicados questionários contendo 18 questões abertas e fechadas, a 100 desses alunos, mas apenas 83 foram utilizados para análise dos dados. Por se tratar de um survey descritivo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários, que permitiram detectar a freqüência preferida de mudanças de hábitos de leitura após o ingresso dos alunos na escola de Biblioteconomia, além das influências dos fatores externos e internos no desenvolvimento desses hábitos. Os resultados obtidos apontaram para a necessidade da inclusão da disciplina "Introdução à Leitura", no 2º ou 3º semestre do curso.

Fonte: Tese