O livro-de-imagem: um (pré)texto para contar histórias

Autor: BREVES, Maria Tereza Pereira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1996 Orientador: Egle Pontes Franchi

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP

Descrição: Que contribuição a 'leitura' do texto visual poderia dar ao desenvolvimento da oralidade da criança? Por se apresentarem sob a forma de narrativa, as imagens nesses livros facilitam a ordenação do pensamento da criança? Como são empregados pela criança as noções de espaço e tempo? As crianças conseguirão perceber os principais componentes de uma narrativa (inicio, meio e fim) a partir da leitura desses livros? Pretendo, através dessa pesquisa, refletir, analisar e explicar teoricamente, diversas situações de uma pratica educativa respaldada no núcleo teórico da teoria de Vigotsky, por ele defender um estudo inter-relacionado e não reducionista das funções e processo psicológicos. Isso motivou-me a aprofundar significado do termo 'interação' e compreender sua importância no processo de construção da leitura e da escrita. Adoto, nesta pesquisa, uma experiência diferenciada de leitura - a leitura do texto visual -, fundamentada no pressuposto de que a linguagem da imagem antecede a linguagem da palavra escrita. Busquei ser coerente na escolha da classe, ou seja, os sujeitos da pesquisa são crianças de 4;6 de idade, fase em que a leitura e a escrita não são ainda consideradas como tarefa da escola. Tendo como base a Semiótica, texto e uma seqüência de imagens, que se tornam pretexto para a construção de historias. E a leitura do texto visual e vista não como uma decifração de uma mensagem 'refletida' na imagem, mas como a construção de sentidos pelo leitor: a busca da coerência.

Fonte: UFSCAR