Em busca do prazer da leitura: avaliação de uma proposta pedagógica de ensino de leitura para crianças da segunda série do primeiro grau

Autor: CAMPOS, Claudia de Carvalho

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Melania Moroz

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: O estudo tem por objetivo avaliar se, a partir de uma proposta pedagógica com relação à leitura, é possível desenvolver nas crianças o hábito de ler com prazer e qualidade. A proposta foi aplicada em uma biblioteca de uma escola de bom nível sócio-econômico, com crianças de 2ª série do 1º grau. Foram focalizados os fatores de prazer e de qualidade na leitura, destacando-se a grande responsabilidade da escola na formação de futuros leitores, questionando-se qual tem sido o seu papel, atualmente. A partir dos dados coletados, constatou-se que a proposta se apresentou eficiente a medida que conseguiu melhorar a relação da criança com a leitura, sendo de grande importância o papel do professor durante este processo. Observou-se, porém, que algumas crianças não criaram o hábito de ler. Este trabalho poderá contribuir para a formação de novos leitores, e também para uma maior reflexão de profissionais inseridos no contexto escolar, no que diz respeito à importância de se desenvolver leitores de qualidade.

Fonte: CD-ROM da ANPED