Teste da eficiência de programas em compreensão e leitura crítica
Autor: CARELLI, Ana Esmeralda
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Geraldina Porto Witter
Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura
Instituição: Faculdade de Biblioteconomia, PUC-Campinas Cidade/Estado: Campinas/SP
Descrição: Os objetivos principais desta pesquisa foram: testar a eficiência de Programas de Remediação e Desenvolvimento (Criatividade) da leitura e seus efeitos sobre a as atitudes em leitura em geral. Método: serviram como sujeitos 14 alunos, de 5ª série, divididos em dois grupos: Grupo de Remediação (GR) e Grupo de Desenvolvimento (GD) a partir dos resultados de Pré-Teste. Material: questionário de caracterização do comportamento de ler; questionário de atitudes de leitura; texto e cloze; questões de criticidade e textos de Literatura Infanto-Juvenil. Conclusão: Qualitativamente houve progresso em leitura, mas não houve em atitudes frente à leitura. Na comparação inter-grupos não se prova superioridade do GD sobre o GR, com exceção de duas situações de medida.
Fonte: Tese