A leitura na escola de 1º grau e formação do leitor crítico

Autor: CARNEIRO, Lícia Puccini de Almeida

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1987 Orientador: Ana Maria de Carvalho Luz

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFBA Cidade/Estado: Salvador/BA

Descrição: Observando-se em alunos de diversos níveis de ensino, dificuldades crescente e generalizada na compreensão de mensagens escritas, decidiu-se desenvolver uma pesquisa (estudo de caso) no 1º grau, da 1ª a 8ª série, para investigar o tratamento dado à leitura pelo professor de Português em situações de sala de aula, bem como as formas de contribuição desse trabalho com vistas à formação do aluno como leitor crítico. O estudo desenvolveu-se numa escola da rede pública estadual de ensino da zona urbana da cidade de Salvador, escolhida intencionalmente. Verificou-se através de diversos instrumentos de coleta - questionários, entrevistas e observações em aulas - que o desenvolvimento da atividade de leitura - compreensão de textos - reflete as concepções dos professores sobre o que é leitura, calcadas numa práxis utilitária e no senso comum. A ênfase é dada à leitura mecânica e à reprodução de mensagens, enquanto os níveis mais elevados de compreensão não são trabalhados pela quase totalidade dos professores, que não conduzem os alunos a estágios progressivos na compreensão do que lêem e, consequentemente, não realizam um trabalho de leitura propício à formação do leitor crítico. Os resultados obtidos geraram duas hipóteses explicativas sobre o fenômeno estudado, que poderão ser objeto de estudos posteriores: 1) os cursos de formação não estão preparando adequadamente o professor para lidar com o processo de leitura; 2) a organização da escola, privilegiando o parcelamento do trabalho pedagógico não vem permitindo ao professor uma prática eficiente no que diz respeito à leitura - compreensão de texto.

Fonte: CD-ROM da ANPED