O papel do professor na construção da pratica social da leitura

Autor: CARNEIRO, Maria Angélica Lauretti

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Angela Kleiman

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP Cidade/Estado: Campinas/SP

Descrição: Dadas as condições históricas que caracterizaram a assimetria do discurso em sala de aula, como o professor está construindo relações dentro do ensino/aprendizagem de leitura? Partindo dessa reflexão, este trabalho analisa a interação, com foco nas estratégias discursivas e nas concepções teóricas sobre leitura de duas professoras em dois contextos sócio-culturais distintos. Utilizando como unidade de análise o par pergunta-resposta. propusemo-nos a investigar as concepções teóricas sobre a tarefa de leitura traduzidas nas práticas sociais e as tentativas de simetrização dentro da sala de aula, bem como as marcas lingüísticas evidenciando diferentes estratégias para condução das interações. Esses elementos constitutivos dos eventos de sala de aula foram analisados sob enfoque da perspectiva sociolingüística interacional, complementada pela dimensão macro-social, segundo a Análise Crítica do Discurso. Constatou-se que as relações interpessoais foram mais simetrizadas no contexto menos privilegiado, ao juntarem-se estratégias de comunicação flexíveis e elementos intertextuais de referência de leitura. Verificou-se como o controle e a percepção do professor de seu papel foram fundamentais para uma (re)configuração da estrutura de participação dos alunos na relação interpessoal.

Fonte: Catálogo online do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP