Leitura e desenvolvimento da estrutura frasal a nível de escrita com deficientes auditivos: estudos com a técnica cloze

Autor: CARNIO, Maria Sílvia

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1986 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Letras, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Essa pesquisa foi realizada com 2 sujeitos deficientes auditivos, um de 4ª e outro de 5ª séries do 1º grau (classes comuns) de uma escola estadual de ensino de Marília. Teve-se como objetivo principal, avaliar a inteligibilidade do material, através de um treino em compreensão de leitura com a técnica cloze. Como objetivos secundários, pretendeu-se verificar a eficácia dessa técnica para um treino em compreensão de leitura e também a aceitabilidade do material, de acordo com essa técnica. Foi realizado um pré-teste, onde foram feitas as provas de um questionário informativo sobre hábitos de leitura, descrição oral e escrita de figuras, leitura oral e interpretação oral da mesma. Posteriormente foi realizado o treino, no qual foram apresentados 8 textos com a técnica cloze, sofrendo variações quanto à ilustração, adaptação e escolaridade indicada. Terminado o treino, que durou 8 dias úteis seguidos, realizou-se o pós-teste, que constou de uma prova de descrição oral e uma descrição escrita sobre uma mesma figura. De um modo geral, os textos foram bem aceitos, observando-se no decorrer do mesmo, um aumento da motivação por parte dos sujeitos. Quanto à eficácia da técnica cloze como instrumento de treino de compreensão de leitura, dado o número reduzido de sessões de treino, não nos foi possibilitado uma visão adequada desse aspecto. Notou-se que as descrições orais e escritas pós-testes foram mais extensas do que as do pré-teste e pensa-se que esse fato possa ter relação com o treino realizado.

Fonte: Tese