Conceitos e compreensão de leitura do surdo no contexto da educação especial

Autor: CARNIO, Maria Sílvia

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1995 Orientador: José Sebastião Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Objetiva pesquisar conceito e compreensão de leitura do surdo no contexto da educação especial. Investigamos interferências do contexto educacional na formação deste leitor relacionadas ao conhecimento dos pais sobre aspectos audiológicos e hábitos de leitura de seus filhos, bem como o papel dos professores enquanto mediadores no desenvolvimento da leitura. Foram ainda analisados os hábitos de leitura e conceitos de leitura, de escrita e de escola relacionados aos alunos surdos. Quanto à compreensão de leitura, adotamos um procedimento de pesquisa em situação coletiva, através de filmagem em vídeo cassete de aulas de interpretação de texto, e outro, em situação individual, através de uma adaptação da técnica de cloze, à histórias em quadrinhos. A análise dos resultados demonstra existência de desinformação dos pais sobre os aspectos audiológicos investigados neste estudo. Porém em relação aos hábitos de leitura parecem mais conscientes. As aulas de interpretação de textos sugerem lacuna de base científica e filosófica na metodologia utilizada indicando a necessidade de se repensar a formação do professor de educação especial. Quanto aos hábitos de leitura, verificamos que em sua maioria, os alunos gostam e têm o hábito de ler em casa, sobretudo revistas variadas e de histórias em quadrinhos.

Fonte: UNIBIBLI