Biblioteca nas escolas de 1º e 2º graus, em Fortaleza

Autor: CARVALHO, Ana Maria Sá de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1983 Orientador: Teresa Maria Frota Haguette

Foco Temático: Sem foco

Instituição: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFPB Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Descrição: O objetivo do estudo foi diagnosticar a situação das bibliotecas nas escolas de 1º e 2º graus em Fortaleza, com fins à apresentação de subsídios para o futuro planejamento de um sistema de biblioteca escolar. O instrumento de coleta de dados utilizado (questionário) enfocou aspectos relativos à caracterização das escolas pesquisadas, ao acervo, aos recursos financeiros, físicos e humanos, à organização das bibliotecas, às atividades desenvolvidas e às dificuldades encontradas pelos diretores e responsáveis pelas bibliotecas. Os resultados mostraram que quando existe biblioteca na escola, esta, em geral, não atende aos seus objetivos, pois não possui um acervo compatível com as necessidades dos alunos. A valorização do livro didático dispensa os demais livros, impedindo a leitura recreativa que leva ao hábito da leitura. Dada a ausência tanto de bibliotecário quanto de verba, elas deixam de ser bibliotecas dinâmicas e atualizadas. São exceções as bibliotecas que se acham organizadas e que desenvolvem atividades que desenvolvam o hábito de leitura no aluno. Algumas sugestões foram elaboradas com relação à Secretaria de Educação do Ceará e à Universidade visando uma melhoria nesta situação.

Fonte: Tese