Leitura e escrita de futuras professoras: um estudo em uma escola de formação

Autor: CARVALHO, Maria Cristina Monteiro Pereira de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1999 Orientador: Sonia Kramer

Foco Temático: Professor e Bibliotecário como Professor

Instituição: Departamento de Educação, PUC-RJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Este estudo tem por objetivo a compreensão das relações e praticas de leitura e escrita de futuros professores no cotidiano de uma escola de formação localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. As questões orientadoras da pesquisa são: como é vista/vivida a leitura e a escrita por futuros professores no curso de formação no ensino médio? Qual a concepção que possuem dessas práticas? Como se trabalha/trata a leitura e a escrita nesses espaços? Que lugar ocupa na vida pessoal e profissional desses sujeitos? Como construíram a relação que hoje possuem com essas práticas no decorrer de suas histórias de vida e formação? Que influências ou experiências foram marcantes ou decisivas nessa relação? E seus mestres atuais, que papel ocupam nessa relação, segundo os futuros professores? Foram usadas como estratégias metodológicas a observação, entrevistas, análise de documentos, aplicação de questionário e a fotografia. A pesquisa de campo focalizou principalmente as aulas embora tenha voltado o olhar, ao mesmo tempo, para o cotidiano escolar. Foram priorizadas as disciplinas pedagógicas, em especial aquelas onde é possível observar mais diretamente a relação do aluno com a linguagem, para uma melhor apreensão das práticas de leitura e escrita que acontecem no espaço da escola. Por outro lado, acreditando que a leitura e a escrita não se restringem a essas disciplinas, mas perpassam todo o trabalho realizado na escola, o olhar foi estendido a outras disciplinas. As observações foram realizadas no decorrer do ano de 1998, em dias e horários diferentes em duas turmas - uma de 1º. e, outra, de 3º ano. Ao final, destaco algumas questões relativas não só às práticas de leitura e escrita observadas, mas a um contexto escolar que envolve a própria formação do professor, e que, acredito, podem contribuir para se repensar uma política de formação de professores aliada a uma política de leitura e escrita.

Fonte: PUC-RJ