Estudo do desenvolvimento de leitura oral em escolares da 1ª a 4ª série do 1º grau

Autor: CASTELO BRANCO, Sulamy M. Coutinho

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1992 Orientador: Scheila M. Leão Braga

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Descreve o processo de aquisição e desenvolvimento de leitura. Participaram 40 alunos da 1ª à 4ª série do 1º grau em provas de leitura oral, testes "cloze" para avaliar compreensão de leitura, e produção de textos escritos com tema livre e à vista de uma gravura. Os resultados sugerem que o desempenho em leitura pode estar relacionado com a facilidade para o reconhecimento de palavras, a melhor utilização da informação gráfica, com uso do conhecimento fonológico, do conhecimento ortográfico e do vocabulário visual, adquiridos com a prática de leitura, e a utilização eficiente das informações contextuais, sintáticas e semânticas. Os dados, em geral, oferecem uma visão do desenvolvimento de leitura, em função da escolarização, e os sujeitos demonstraram melhor desempenho a partir da 3ª série.

Fonte: CD-ROM da ANPED