Estudo contrastivo de dois procedimentos para treino de repertório básico em leitura

Autor: CASTILHO, Herminia Vicentelli de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1983 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: O presente estudo teve como objetivo verificar a eficiência de dois programas de treinamento: perceptivo-visual de Frostig e viso-motor, empregados em situação material de sala de aula, com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem de leitura. Participaram da pesquisa 25 sujeitos, com idade média de 8 anos e 5 meses, todos alunos regulares de uma escola pública, situada na cidade de Maracay (Venezuela), e provenientes de lugares considerados de classe média baixa. A seleção da amostra realizou-se, de acordo com os seguintes instrumentos: questionário de Vallet (1969) para o relato de casos; avaliação visual de Castillo; avaliação auditiva de Castillo; método de avaliação perceptual-visual de Frostig (1980); pré-teste de leitura de Sanchez (1972); pré-teste de escrita de Castillo; questionário para o relato dos pais. Os sujeitos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: o grupo V.M., ao qual se aplicou o programa Frostig para o desenvolvimento da percepção visual, somado à instrução convencional de leitura; o grupo V.M.L., que recebeu um treino com o programa "lendo e escrevendo" de Witter e Copit (1971). O período de treinamento realizou-se durante 11 semanas. Cada sessão de trabalho teve a duração de 1 hora e 20 min. para ambos os grupos. Os resultados indicaram que os sujeitos do grupo V.M.I. obtiveram um progresso significativo no desempenho da leitura e no desenvolvimento de habilidades para anotar ditados; o mesmo, entretanto, não aconteceu com o grupo V.M., cujos sujeitos, embora não conseguindo igual êxito naqueles aspectos, demonstraram ter progredido significativamente na expressão oral e nas habilidades numéricas.

Fonte: Tese