Alfabetização, leitura crítica e a criança com déficits comportamentais

Autor: CASTILHO, Hermínia Vicentelli de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1990 Orientador: Geraldina Porto Witter

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Psicologia, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Compreende dois estudos experimentais na área de Leitura com crianças portadoras de déficits comportamentais. O estudo I verifica a eficácia do programa "lendo-escrevendo" de Witter e Copit (1979), adaptado para o espanhol por Castilho (1983), na aquisição da leitura e da escrita e habilidades numéricas. O estudo II testa a eficiência do programa leitura crítica de Witter (1985) no que se refere à respostas textuais elaboradas e críticas, e discriminação entre fantasia e realidade. A amostra é composta por sujeitos de ambos os sexos, entre 10 e 12 anos de idade, de classe média baixa, alunos de uma escola de educação especial na cidade de Maracay - Venezuela. Todos os sujeitos têm nível intelectual educável, sem distúrbios graves na área motora, de linguagem, e na área social. O delineamento dos dois estudos é de pré e pós-testes. O treino do estudo I envolve 8 crianças e tem duração de quase 4 meses e 2 semanas. No estudo II realizam-se 119 sessões com duração de 40 minutos cada uma, envolvendo 7 sujeitos do estudo I. Os resultados obtidos em ambos os estudos através de análises quantitativas e qualitativas demonstram a eficiência dos programas empregados para consecução a dos objetivos propostos.

Fonte: UNIBIBLI