A construção social do leitor na aula de leitura em inglês como língua estrangeira

Autor: CASTRO, Ângela Cristina Rodrigues de

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1999 Orientador: Luiz Paulo da Moita Lopes

Foco Temático: Leitor: Preferências, Hábitos, Representações e Histórias

Instituição: Faculdade de Letras, UFRJ Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Descrição: Este estudo tem a sua base metodológica centrada na pesquisa etnográfica e objetiva discutir como ocorre a construção social do leitor-aprendiz na sala de aula em inglês como língua estrangeira, na minha sala de aula, em escola da rede Federal de ensino. Parte do pressuposto de que o discurso é sócio-historicamente construído, de que aprendizagem tem origem na atividade social e na construção compartilhada do conhecimento, sendo, por isso, importante que sejam considerados, o ponto de vista dos participantes e o contesto social no qual se situa o problema. Considera, ainda, que a escola deve ser entendida como lugar onde os participantes são construídos a partir de praticas socialmente estabelecidas, entendendo-se a leitura com pratica concretizada nessa construção social do significado, segundo uma perspectiva denominada sócio-interacionista. A partir dessas perspectivas teóricas, estuda-se a construção social do leitor-aprendiz, indicando-se, como resultado, que ele é construído com base em uma concepção logocêntrica do significado

Fonte: Tese