Em busca de fatores determinantes da leitura crítica

Autor: CASTRO, Maria Guadalupe de

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1987 Orientador: Maria Sofia Zanotto de Paschoal

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Instituto de Letras e Artes, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: O nosso objetivo neste trabalho foi o de buscar fatores determinantes da leitura crítica e verificar se eles seriam decorrentes apenas de características individuais dos leitores ou teriam forte influência de fatores ligados ao sócio-econômico. O caminho que se nos mostrou, a partir de nossa prática pedagógica e de resultados de pesquisas e leituras, foi o de adaptação de metodologias: para a elicitação de dados e para a análise desses dados. Para a elicitação de dados, partimos de resultados de pesquisa de Cavalcanti (1983a), detectados através de protocolos de pausas, sobre a ocorrência de pausas durante a leitura. Essa possibilidade abriu-nos perspectivas para uma metodologia não diretiva para a captação da leitura, onde os sentidos pudessem ser conduzidos pelo próprio leitor. A testagem foi realizada em sala de aula normal, com alunos reais, após sondagem dos contextos: escola, classe e individuais dos sujeitos envolvidos. Aplicamos dois textos com o mesmo tema, segundo o interesse da classe. Para a metodologia de análise do fenômeno detectado, delimitamos quatro leitores que corresponderam às tendências dos demais alunos da classe. O modelo de análise foi montado a partir dos próprios recortes dos textos efetuados pelos leitores e as suas colocações escritas correspondentes a essas partes, à semelhança de um diálogo. Isso permitiu articular trabalhos de interação face-a-face, de aquisição da linguagem e de leitura, buscando o movimento de simetrização e assimetrização na interação pela leitura. Esse procedimento foi-nos facilitado pelos pontos de articulação/captação de sentidos decorrentes das saliências textuais e relevâncias-leitor (Calvancanti, 1983a e 1986); analisada a partir das colocações de Bakhtin (1981), que concebe a interação verbal como um processo dialético; Orlandi (1983) que reforçou a relação entre a interação verbal e a leitura crítica, ao conceber a leitura como o momento crítico da interação verbal; Kosik (1969) que entende a dialética como a própria crítica. Essa crítica é alcançada quando o indivíduo visualiza as contradições existentes entre a representação e a essência de um fenômeno determinado. Concluímos que os fatores determinantes a que chegamos na situação particular desta pesquisa foram de ordem individual - interesse pelo tema; à atitude céptica e/ou dúvida, aos conhecimentos lingüísticos e à atitude de participação - e os de ordem sócio-histórica, vinculados ao contexto individual de participação comunitária e política e à consciência da posição sócio-histórica que cada leitor ocupa na sociedade. O importante a ressaltar é que esses fatores não ocorreram isolados, mas devidamente articulados.

Fonte: Tese